A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade
Resumo
O presente artigo é uma discussão teórica sob o ponto de vista dos estudos do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2000 (PCN) e sua extensão, os PCN+, de 2002. O objetivo é investigar como a tecnologia é apresentada nesses dois documentos, com especial foco para as línguas estrangeiras modernas. Para tanto, iremos apresentar uma visão da não neutralidade da tecnologia a partir da análise dos documentos PCN, também se discute como a relação com a tríade CTS se dá nesses documentos. Por fim, conclui-se que há uma ênfase para as novas tecnologias nos PCN’s e que há também um diálogo com a CTS, o qual se apresenta de maneira diferenciada nos dois documentos analisados.
Referências
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Editora da UFSC: Florianópolis, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. (2000a). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília, MEC/SEF.
BRASIL. Ministério da Educação. (2000b). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF.
BRASIL. Ministério da Educação. (2002). Parâmetros Curriculares Nacionais +: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF.
FEENBERG, Andrew. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, Ricardo T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010.
NEDER, Ricardo Toledo. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010.
NOVAES, Henrique; DAGNINO, Renato. O Fetiche da Tecnologia. Revista Organizações & Democracia. Marília, Editora da Unesp, número 5, 2004.
PALACIOS, E. M. G.; LINSINGEN, I.; GALBARTE, J. C. G.; CEREZO, J. A. L.; LUJÁN, J. L.; PEREIRA, L. T. V.; GORDILLO, M. M.; OSORIO, C.; VALDÉS, C.; BAZZO, W. A. Introdução aos Estudos CTS: Ciência, tecnologia e sociedade. Cadernos de Ibero-América, Editora OEI, 2003. Disponível em:
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em:
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).