A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • Bruna Maciel Ramos Instituto Federal do Paraná
  • Alysson Ramos Artuso
Palavras-chave: CTS, tecnologia, língua estrangeira, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo é uma discussão teórica sob o ponto de vista dos estudos do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio de 2000 (PCN) e sua extensão, os PCN+, de 2002. O objetivo é investigar como a tecnologia é apresentada nesses dois documentos, com especial foco para as línguas estrangeiras modernas. Para tanto, iremos apresentar uma visão da não neutralidade da tecnologia a partir da análise dos documentos PCN, também se discute como a relação com a tríade CTS se dá nesses documentos. Por fim, conclui-se que há uma ênfase para as novas tecnologias nos PCN’s e que há também um diálogo com a CTS, o qual se apresenta de maneira diferenciada nos dois documentos analisados.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Editora da UFSC: Florianópolis, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. (2000a). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: bases legais. Brasília, MEC/SEF.
BRASIL. Ministério da Educação. (2000b). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF.
BRASIL. Ministério da Educação. (2002). Parâmetros Curriculares Nacionais +: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, MEC/SEF.
FEENBERG, Andrew. Racionalização subversiva: tecnologia, poder e democracia. In: NEDER, Ricardo T. (org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010.
NEDER, Ricardo Toledo. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. Série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010.
NOVAES, Henrique; DAGNINO, Renato. O Fetiche da Tecnologia. Revista Organizações & Democracia. Marília, Editora da Unesp, número 5, 2004.
PALACIOS, E. M. G.; LINSINGEN, I.; GALBARTE, J. C. G.; CEREZO, J. A. L.; LUJÁN, J. L.; PEREIRA, L. T. V.; GORDILLO, M. M.; OSORIO, C.; VALDÉS, C.; BAZZO, W. A. Introdução aos Estudos CTS: Ciência, tecnologia e sociedade. Cadernos de Ibero-América, Editora OEI, 2003. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: . Acesso em: 7 mar. 2021.
Publicado
2021-06-23
Como Citar
Ramos, B. M., & Artuso, A. R. (2021). A presença da tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN) e nos PCN+ sob um ponto de vista dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Além Dos Muros Da Universidade, 6(2), 36-43. https://doi.org/10.70615/alemur.v6i2.4790