O percurso do “fazer e compreender”: Análise da aprendizagem de estudantes de um curso de produção de sabão
Resumo
Neste trabalho, foi abordado o percurso existente entre o fazer e o compreender de estudantes de um curso de produção de sabão. O conhecimento tradicional das alunas na fabricação de sabão foi utilizado como intermediador no processo de ensino de química aplicado a fabricação de sabão. O curso teve início com um questionário para avaliação dos conhecimentos prévios das alunas sobre a composição do sabão e as reações químicas envolvidas na produção dos mesmos. Nesta etapa, foi constatado o domínio do campo do fazer, mas não da parte teórica envolvida. A partir desta avaliação, o curso foi planejado para permitir às alunas a construção de hipóteses e reflexões sobre temas, tais como: processos de saponificação, ação e mecanismo de limpeza, biodegradabilidade, impacto ambiental e as reações envolvidas na produção de sabão. Sequencialmente, as alunas foram incentivadas a buscar metodologias para testar suas hipóteses. Durante a etapa prática de fabricação de diferentes receitas de sabão, utilizando como matérias-primas óleo residual, ervas, milho, álcool, cinzas entre outros, os conceitos e reações químicas envolvidas nos processos foram abordados em diálogos entre a professora e as alunas. O mesmo questionário inicial foi aplicado nas últimas aulas e foi constatado que houve uma mudança na interpretação do processo de fabricação de sabão e que conceitos químicos envolvidos foram incorporados à linguagem das alunas.
Referências
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).