Compreensão das diretrizes da extensão universitária: uma visão a partir de coordenadores de ação de extensão de uma unidade acadêmica das áreas tecnológicas
Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre como professores e técnicos-administrativos que coordenam ações de extensão compreendem as diretrizes da extensão universitária, seja no que diz respeito à sua conceituação, seja no que diz respeito às suas práxis nas ações em que atuam. As diretrizes da extensão universitária consideradas foram: dialogicidade; interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante e impacto na transformação social. Para alcançar o objetivo, foram entrevistados, com apoio de roteiro semiestruturado, 15 coordenadores de ações de extensão, lotados em uma unidade acadêmica das áreas tecnológica de uma universidade pública brasileira, situada no interior do país. As respostas foram agrupadas em blocos de perguntas, categorias e subcategorias. Os blocos de perguntas foram: concepção da ação; características da ação; divulgação e comunicação da ação; diretrizes da extensão; dificuldades enfrentadas na execução da ação e sugestões para os órgãos de gestão universitária. Como resultados, identificou-se que os entrevistados possuem dificuldade de compreender e praticar as diretrizes da extensão universitária, especialmente a dialogicidade. Ademais, as diretrizes interdisciplinaridade e interprofissionalidade e indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão não apareceram em nenhuma resposta, mesmo quando perguntados diretamente sobre as diretrizes da extensão.
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