A ofensiva das frações de classe bolsonaristas no desmonte da educação básica pública:

escola sem partido, escolas cívico-militares, homeschooling e o ‘agro’ de olho no material escolar

  • Jéferson Silveira Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave: Frações de classe bolsonaristas, Escola sem Partido, Escolas cívico-militares, Homeschooling, O ‘Agro’ de olho no material escolar

Resumo

O artigo em questão, assentado em pesquisa bibliográfica e documental,  sobretudo matérias jornalísticas de semanários impressos e sítios eletrônicos que tratam do objeto de estudo, procurou compreender como determinadas frações de classe adeptas ao bolsonarismo (Escola sem Partido, Escolas cívico-militares, Homeschooling e o ‘Agro’ de olho no material escolar) vêm disputando o fundo público destinado, sobretudo, à Educação Básica pública. Para nos subsidiar teórica e metodologicamente no que concerne à análise discursiva da mídia impressa amparamo-nos na perspectiva epistemológica da História do Tempo Presente (HTP), que pressupõe uma narrativa histórica em que o/a pesquisador/a investigue um tempo que é o seu próprio tempo, com testemunhas vivas e com uma memória que pode ser a sua. No que concerne aos objetivos e conclusões parciais, este texto procura compreender os efeitos da militarização e do fundamentalismo religioso na Educação pública.

Referências

BATISTA, Eraldo Leme; GONÇALVES, Rubiara Andressa; TEIXEIRA, Lidiane. A defesa da escola pública estatal diante do Movimento Escola sem Partido. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: Navegando publicações, 2019, p. 195-226.

CALDEIRA NETO, Odilon. O neofascismo, ‘Nova República’ e a ascensão das direitas no Brasil. Conhecer: Debate entre o público e o privado, v. 10, n. 24, p. 120-140, 2020.

CARVALHO, Celso. O discurso da despolitização como meio de politização da educação: a ação ideológica do Movimento Escola sem Partido. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: Navegando publicações, 2019, p. 49-68.

CASTELO, Rodrigo. O social-liberalismo: auge e crise da supremacia burguesa na era neoliberal. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

CAVALCANTE, Sávio. Classe média e ameaça neofascista no Brasil de Bolsonaro. Revista Crítica Marxista, n. 50, p. 121-130, 2020.

CECCHETTI, Elcio; TEDESCO, Anderson Luz. Educação Básica em ‘xeque’: Homeschooling e fundamentalismo religioso em tempos de conservadorismo. Práxis Educativa, Ponta Grossa/PR, v. 15, p. 1-17, 2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil. “Homeschooling” ou “Educação no Lar”. Educação em Revista. Belo Horizonte/MG, v. 35, 2019.

D’ANGELO, Martha. Sociedade de classes e fascismo. In: REBUÁ, Eduardo; COSTA, Reginaldo; GOMES, Rodrigo Lima R; CHABALGOITY, Diego (Orgs.). Neofascismos e Educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020, p. 99-121.

DANTAS, Jéferson Silveira As Ciências Humanas, a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio em tempos de ultraconservadorismo. Revista Pedagógica, Chapecó/SC, v. 22, p. 1-17, 2020.

DANTAS, Jéferson Silveira. O que almeja o Movimento Escola Sem Partido? In: TRICHES, Jocemara; LOTTERMANN, Josimar; CERNY, Rose Zen (Orgs.). Os rumos da educação e as (contra) reformas: os problemas educacionais no Brasil atual. Florianópolis/SC: NUP/CED/UFSC, 2019, p. 108-118.
FATORELLI, Maria Lucia. O agronegócio e a dívida pública. Disponível em: https://auditoriacidada.org.br/conteudo/agronegocio-e-a-divida-publica/. Acesso em: 31 ago. 2021.

FONTES, Virgínia. O núcleo central do governo Bolsonaro – o proto-fascismo. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2019/01/08/o-nucleo-central-do-governo-bolsonaro-o-proto-fascismo/. Acesso em: 22 fev. 2021.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: Navegando publicações, 2019, p. 1-10.

GRAZIANO, Xico. Biografia. Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/74797/biografia.. Acesso em: 31 ago. 2021.

GRAZIANO, Xico; NEVES, Marcos Fava. O Agro para estudantes: 10 temas para tornar o ensino mais atrativo. s.l., s.d., 21 p.
GRIGORI, Pedro. Bolsonaro bate o próprio recorde: 2020 é o ano com maior aprovação de agrotóxicos da história. Disponível em: https://reporterbrasil.org.br/2021/01/bolsonaro-bate-o-proprio-recorde-2020-e-o-ano-com-maior-aprovacao-de-agrotoxicos-da-historia/. Acesso em: 31 ago. 2021.

GROSSMANN, Martin. Eleições nos EUA mostraram o mundo em guerra cultural. Jornal da USP, São Paulo, 11 de nov. de 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/eleicoes-nos-eua-mostraram-o-mundo-em-guerra-cultural/. Acesso em: 30 jul. de 2021.

GUSSEN, Ana Flávia. A quem interessa o Homeschooling? Carta Capital, São Paulo, n. 1162, p. 12-17, 23 jun. 2021.

GUSSEN, Ana Flávia. Na penúria e sem rumo. Carta Capital, São Paulo, n. 1166, p. 24-28, 21 jul. 2021.
LAMOSA, Rodrigo. As frentes de ação da classe dominante na Educação: entre o Todos pela Educação e a Ideologia Escola sem Partido. In: LAMOSA, Rodrigo (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Parnaíba: Ed. Terra sem Amos, 2020, p. 11-22.

LEHER, Roberto. Apresentação. In: LAMOSA, Rodrigo (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Parnaíba: Editora Terra sem Amos, 2020, p. 5-10.

LEHER, Roberto. Educação e neofascismo no governo Bolsonaro. In: REBUÁ, Eduardo; COSTA, Reginaldo; GOMES, Rodrigo Lima R; CHABALGOITY, Diego (Orgs.). Neofascismos e Educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020, p. 47-83.

MARTINS, Marcos Francisco. ‘Escola sem Partido’: um partido contra o direito de aprendizagem. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: Navegando publicações, 2019, p. 97-130.
RAMOS, Mariana Franco. Lobby do agronegócio se organiza para ‘fiscalizar’ material escolar. Disponível em: https://deolhonosruralistas.com.br/2021/05/06/lobby-do-agronegocio-se-organiza-para-fiscalizar-material-escolar/. Acesso em: 31 ago. 2021.

REBUÁ, Eduardo. Educação e fascismo sob o governo Bolsonaro. In: REBUÁ, Eduardo; COSTA, Reginaldo; GOMES, Rodrigo Lima R; CHABALGOITY, Diego (Orgs.). Neofascismos e Educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020, p. 169-185.

RODRIGUES, Amanda. A Fundação Roberto Marinho e a crise sanitária: pavimentando o caminho para a expansão do ensino remoto nas escolas públicas. In: LAMOSA, Rodrigo (Org.). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Parnaíba: Ed. Terra sem Amos, 2020, p. 55-62.

ROLA, Alexandre Marques; SAKURADA, Priscila Keiko Cossual. Crise e contrarrevolução burguesa brasileira vistos a partir da universidade pública. Universidade e Sociedade, n. 67, p. 80-93, 2021.

SANTOS, Graziella Souza dos. O avanço das políticas conservadoras e o processo de militarização da educação. Práxis educativa, Ponta Grossa/PR, v. 15, p. 1-19, 2020.

SEPULVEDA, J.A; SEPULVEDA, Y; SEPULVEDA, D. Neofascismo e educação em um contexto de fundamentalismo religioso cristão. In: REBUÁ, Eduardo; COSTA, Reginaldo; GOMES, Rodrigo Lima R; CHABALGOITY, Diego (Orgs.). Neofascismos e Educação: reflexões críticas sobre o avanço conservador no Brasil. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2020, p. 209-226.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis; FARGONI, Everton H. E. Escola sem Partido: a inquisição da Educação no Brasil. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: Navegando publicações, 2019, p. 69-98.

SILVA, Edileuza Fernandes; SILVA, Maria Abádia da. Militarização das escolas públicas no Distrito Federal: projetos de gestão em disputa. REAe – Revista de Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul/SP, v. 4, n. 8, jul./dez. 2019, p. 46-61.

SILVEIRA, Zuleide S. Onda conservadora: o emergente Movimento Escola sem Partido. In: BATISTA, Eraldo Leme; ORSO, Paulino José; LUCENA, Carlos (Orgs.). Escola sem Partido ou a escola da mordaça e do partido único a serviço do capital. Uberlândia/MG: Navegando publicações, 2019, p. 17-48.

SOUSA, Sandra M. Zákia L., Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 175-190, julho/ 2003.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.
Publicado
2022-07-10