A ofensiva das frações de classe bolsonaristas no desmonte da educação básica pública:
escola sem partido, escolas cívico-militares, homeschooling e o ‘agro’ de olho no material escolar
Resumo
O artigo em questão, assentado em pesquisa bibliográfica e documental, sobretudo matérias jornalísticas de semanários impressos e sítios eletrônicos que tratam do objeto de estudo, procurou compreender como determinadas frações de classe adeptas ao bolsonarismo (Escola sem Partido, Escolas cívico-militares, Homeschooling e o ‘Agro’ de olho no material escolar) vêm disputando o fundo público destinado, sobretudo, à Educação Básica pública. Para nos subsidiar teórica e metodologicamente no que concerne à análise discursiva da mídia impressa amparamo-nos na perspectiva epistemológica da História do Tempo Presente (HTP), que pressupõe uma narrativa histórica em que o/a pesquisador/a investigue um tempo que é o seu próprio tempo, com testemunhas vivas e com uma memória que pode ser a sua. No que concerne aos objetivos e conclusões parciais, este texto procura compreender os efeitos da militarização e do fundamentalismo religioso na Educação pública.
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