A ofensiva das frações de classe bolsonaristas no desmonte da educação básica pública:

escola sem partido, escolas cívico-militares, homeschooling e o ‘agro’ de olho no material escolar

  • Jéferson Silveira Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Palavras-chave: Frações de classe bolsonaristas, Escola sem Partido, Escolas cívico-militares, Homeschooling, O ‘Agro’ de olho no material escolar

Resumo

O artigo em questão, assentado em pesquisa bibliográfica e documental,  sobretudo matérias jornalísticas de semanários impressos e sítios eletrônicos que tratam do objeto de estudo, procurou compreender como determinadas frações de classe adeptas ao bolsonarismo (Escola sem Partido, Escolas cívico-militares, Homeschooling e o ‘Agro’ de olho no material escolar) vêm disputando o fundo público destinado, sobretudo, à Educação Básica pública. Para nos subsidiar teórica e metodologicamente no que concerne à análise discursiva da mídia impressa amparamo-nos na perspectiva epistemológica da História do Tempo Presente (HTP), que pressupõe uma narrativa histórica em que o/a pesquisador/a investigue um tempo que é o seu próprio tempo, com testemunhas vivas e com uma memória que pode ser a sua. No que concerne aos objetivos e conclusões parciais, este texto procura compreender os efeitos da militarização e do fundamentalismo religioso na Educação pública.

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Publicado
2022-07-10
Como Citar
Dantas, J. S. (2022). A ofensiva das frações de classe bolsonaristas no desmonte da educação básica pública: : escola sem partido, escolas cívico-militares, homeschooling e o ‘agro’ de olho no material escolar. Além Dos Muros Da Universidade, 7(2), 31-39. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/5345