Experiências docentes acerca da educação sexual e formação de professores:
o relato de uma professora da Educação Básica
Resumo
A temática sexualidade está inserida na prática docente como uma esfera indissociável das deliberações ou determinações curriculares, visto que faz parte da experiência humana e inevitavelmente permeia o campo pedagógico. Compreender como as questões acerca da sexualidade permeiam o atuar docente e o ambiente escolar, para além do conteúdo estabelecido, demonstra ser um campo fértil para construção de novos saberes sobre o atuar docente. No presente estudo, busquei conhecer como a temática sexualidade é abordada na prática docente e nas vivências de sala de aula. Para tanto, realizei uma entrevista narrativa, de forma virtual, mediante gravação de áudio, cuja participante foi uma professora da Educação Básica da rede estadual do Município de Conselheiro Lafaiete. Dentre as considerações, aponto as dificuldades de ordem pedagógica e político-social que geram falta de informações e insegurança para trabalhar a temática sexualidade em sala de aula, conforme relato da narrativa docente realizada. Também destaco as restrições curriculares que estabelecem uma ordem normativa, designando termos que não podem ser utilizados em sala de aula.
Referências
https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Bolivar/publication/286623877_La_investigacion_biograficonarrativa_Guia_para_indagar_en_el_campo/.pdf.
DELORY-MOMBERGER, C. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set.dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n51/02.pdf
FERNANDES, Sofia F. Debates de Gênero e Sexualidade no Universo Infanto-Juvenil: Expressões e Barreiras. In. Wilder Kleber Fernandes de Santana; Éderson Luís Silveira (Organizadores). Educação: Entre saberes, poderes e resistências. Vol. 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 596p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/educacao-entre-saberes-poderes-e-resistencias-vol-1/. Acesso em novembro/2021.
FREITAS, Carla Jorde de; MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos; BAIÂO, Jonê Carla. Questões de gênero e sexualidade na escola: Narrativas docentes. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-11565, jan./dez.2020. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/11565/10323.
PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E.C.de; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n.01, abril/11. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v27n1/v27n1a17.pdf .
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).