Sequência didática interdisciplinar: Sherlock Holmes no ensino de química
Resumo
O presente trabalho trata da aplicação de uma sequência didática interdisciplinar com o tema de química forense. O objetivo foi trabalhar, no primeiro ano do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio, diferentes metodologias, como práticas experimentais, leitura de textos, para a assimilação do conteúdo de vidrarias de laboratório e confecção de relatórios de forma interdisciplinar, utilizando partes da obra Sherlock Holmes. As histórias lidas auxiliaram os estudantes a interpretar situações que envolvem química. Foi simulado um roubo no laboratório de química e os alunos identificaram o criminoso dentre quatro suspeitos por meio da técnica de revelação de digital, utilizando vapor do iodo, e de comparação entre sequenciamento de DNA simulado do sangue encontrado na cena do crime e dos suspeitos. Constatou-se que houve boa interação dos alunos, resultando em participação ativa nas atividades experimentais e de escrita, o que levou a relatos coerentes do que foi realizado. Notou-se que eles não haviam tido contato com laboratório até então e ao fim da sequência didática, puderam assimilar tanto o nome quanto a função das principais vidrarias. Diante disso, evidenciou-se que a partir de diferentes metodologias e interação entre alunos e professores a assimilação de conteúdo, aconteceu de maneira significativa.
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