Diretrizes para ampliar a divulgação científica de grupos de pesquisa em plataformas de mídia social: relevância, análise na UFOP e principais ferramentas
Resumo
As plataformas de mídia social têm se mostrado ambientes excepcionalmente favoráveis para a divulgação científica, dada sua ampla cobertura e poder de engajamento. Assim, este estudo visa encorajar e facilitar o uso das redes sociais por grupos de pesquisa na disseminação da ciência. Para isso, realizamos um diagnóstico do cenário atual da Universidade Federal de Ouro Preto e introduzimos conceitos e ferramentas relacionados às melhores práticas para transmissão de informações científicas através das principais plataformas de mídia social da atualidade, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube. Observamos grupos interessados em usar as redes sociais, mas lhes faltam ferramentas e recursos necessários. Parte significativa desses grupos (63%) não tem plataformas de mídia social para esse fim. Além disso, notamos que a maioria dos pesquisadores com redes sociais não utiliza alguns dos principais mecanismos de engajamento, como hashtags, call to action e frequência de postagem constante. Portanto, este estudo elucida as principais funções das redes sociais e facilita o uso dessas ferramentas por meio de uma revisão bibliográfica de pesquisas recentes. Buscamos incentivar a divulgação científica feita por pesquisadores em redes sociais, a fim de aumentar a visibilidade dos grupos de pesquisa, o reconhecimento da instituição e o impacto de seus projetos.
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