Roteiro pedagógico para o projeto integrador interdisciplinar “Nessa rua tem um bosque”

Palavras-chave: Roteiro Pedagógico, Projeto Interdisciplinar, Fragmentos Florestais Urbanos, Interpretação Ambiental

Resumo

O presente artigo traz um produto educacional desenvolvido para o 3º ano do Ensino Médio, visando o protagonismo juvenil, direcionado às disciplinas das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com uma parte dedicada ao docente e outra ao discente, evidenciando aspectos de interpretação ambiental em fragmentos florestais urbanos. Os estudantes devem ser capazes de identificar uma questão norteadora, utilizar etapas de pesquisa, realizar atividades práticas e apresentar soluções para essa questão, de forma interdisciplinar. Os métodos incluem seis etapas a serem cumpridas em grupo, segundo o perfil estudantil, dentro e fora do ambiente escolar, com produção de uma coletânea de atividades; mural digital sobre interpretação ambiental e serviços ecossistêmicos; agenda local de conservação ambiental, com ênfase na saúde humana, dossiê de fotografias das aulas práticas de biologia, química e física; álbum de problemas ambientais com possíveis soluções; divulgação dos resultados à comunidade escolar. Os resultados buscam a compreensão pelos estudantes de temas relacionados à conservação dos fragmentos florestais urbanos, à importância dos serviços ecossistêmicos para a biodiversidade e as consequências de sua degradação. O roteiro pode nortear professores de Biologia, Química e Física, a desenvolver na prática seus conteúdos, de maneira instigante aos discentes.

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Publicado
2023-07-13
Como Citar
Puerari, I. F., Câmara, C. D., & Lowe Pletsch , A. (2023). Roteiro pedagógico para o projeto integrador interdisciplinar “Nessa rua tem um bosque”. Além Dos Muros Da Universidade, 8(2), 19-49. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/6836