Café com ciência: informação e conscientização sobre riscos geológicos para a comunidade ouro-pretana
Resumo
A cidade de Ouro Preto, localizada no estado de Minas Gerais, é uma região considerada vulnerável a riscos geológicos significativos e desconhecidos pela população. Visando a conscientização geotécnica por parte da comunidade ouro-pretana, o Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Ouro Preto em parceria com as entidades estudantis da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Geoconsultoria Jr e Liga Acadêmica de Geotecnia da Escola de Minas (LAGEM) - e também junto a defesa civil do município, realizaram o projeto denominado Café com Ciência. O objetivo principal é alertar a população acerca dos riscos geológicos aos quais a cidade está exposta (principalmente na época de chuvas), tais como: deslizamentos e rolamentos de rochas. Além disso, é um meio de aproximar a população da Universidade e intensificar a execução de projetos entre as entidades participantes. Assim, a realização de palestras informativas, vídeos para redes sociais e capacitações a respeito do assunto junto à comunidade ouro-pretana, foram instrumentos utilizados para se alcançar o objetivo principal. Notou-se a falta de conhecimento da população de Ouro Preto sobre os riscos a que estão submetidos e como proceder em situações de emergência, sendo necessário a intensificação de ações como está a fim de evitar maiores riscos para os moradores da região.
Referências
COURI, Leandro; COSTA, Mariana. Ouro Preto é a cidade brasileira com mais áreas de risco do país. Estado de Minas, 08 jan. 2023. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.em.com.br/app/noticia/gerais/2023/01/08/interna_gerais,1441927/amp.html. Acesso em: 24 abr. 2023.
CAFÉ COM CIÊNCIA. YouTube, 08 jun. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/@cafecomciencia2368/featured. Acesso em: 28 abr. 2023.
DO CARMO, Emmanuelle Fátima Oliveira, et al. Café com Ciência: Uma conversa geotécnica com a população de Ouro Preto. PROVER-Revista de Tecnologias Sociais, v. 1, n. 01, p. 26-45, 2021.
ESCHWEGE, W. L. Pluto Brasiliensis. Trad. Domício F. Murta. Ed. Companhia Editora Nacional, São Paulo. 1944. v. 2. Disponível em: http://bdor.sibi.ufrj.br/handle/doc/343. Acesso em: 30 abr. 2023.
GIRUNDI, Gilmar, et al. Café com Ciência Online. In: VII cbESF 2020 - VII Congresso Brasileiro dos Engenheiros sem Fronteiras, 2020. Anais[…]. Disponível em: https://esf.org.br/anais-cbesf-2020/. Acesso em: 30 abr. 2023.
Copyright (c) 2023 Emmanuelle Fátima Oliveira do Carmo, Izabela de Assis Guido, Letícia Carvalho de Lana, Luiza Aparecida Pedrosa da Anunciação, Alan Ferreira de Souza, Danielle Araújo Fernandes, Adrielle de Carvalho Santana
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).