A valorização do protagonismo do povo preto no Ensino de História: Experiência docente no Programa Residência Pedagógica
Resumo
Este relato fundamenta-se na experiência como residente docente em História no Ensino Fundamental e na reflexão entre a teoria e prática em sala de aula no tocante à luta contra a discriminação racial a partir do ensino de História. Dessa forma, pretende-se expor o desenvolvimento da proposta de intervenção inserida em conjunto de observações realizadas nos espaços físicos da escola, bem como leituras que foram realizadas e apontamentos elaborados durante a reunião geral com o professor preceptor do Programa de Residência Pedagógica-CAPES, coordenadores e demais residentes. Durante a realização da atividade sugerida, foi possível verificar que os alunos estavam interagidos, o que possibilitou realizar discussões a respeito do racismo, discriminação, apagamento/silenciamento e embranquecimento da história das pessoas negras. Além disso, no final da atividade se identificou a mudança do olhar dos alunos em relação à história do povo preto, alcançando os objetivos da atividade. Ademais, uma educação que parta de práticas pedagógicas de resistência e política que problematizam a realidade do estudante, torna-se uma ferramenta política importante no processo de transformação social.
Referências
CAVALCANTE, K. L. Fundamentos da filosofia Ubuntu: afro perspectivas e o humanismo africano. Revista Semiárido De Visu, v. 8, n. 2, p. 184-192, 2020.
FARIAS, C. C. G.; LINS, M. R. F.; BRIÃO, G. F. Educação antirracista: um convite à insubordinação criativa. Revista @mbienteeducação, v. 14, n. 1, p. 88-110, Jan./Abr. 2021
FERREIRA, A. J. Educação antirracista e práticas em sala de aula: uma questão de formação de professores. Revista de Educação Pública, v. 21, n. 46, p. 275-288, maio/ago. 2012.
GOLDENBERG, D. M. The curse of Ham: race and slavery in Early Judaism, Christianity, and Islam. Princeton University Press, 2003.
MOTA, T. H. (Org.). Ensino antirracista na Educação Básica: da formação de professores às práticas escolares. Porto Alegre. Editora Fi, 2012.
MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. 2ª edição revisada. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –1999.
OLIVA, A. R. Desafricanizar o Egito, embranquecer Cleópatra: silêncios epistêmicos nas leituras eurocêntricas sobre o Egito em manuais escolares de História no PNLD 2018. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 10, p. 26–63 jul./dez. 2017.
VERCOUTTER, J.; LECLANT, J.; SNOWDEN Jr., F. M.; DESANGES, J. (ed.). The Image of the Black in Western Art, Volume I: From the Pharaohs to the Fall of the Roman Empire. Harvard. Harvard University Press, 1991.
Copyright (c) 2023 Luana da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).