A valorização do protagonismo do povo preto no Ensino de História: Experiência docente no Programa Residência Pedagógica

  • Luana da Silva Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Residência pedagógica, Experiência docente, Educação antirracista, Ensino de História

Resumo

Este relato fundamenta-se na experiência como residente docente em História no Ensino Fundamental e na reflexão entre a teoria e prática em sala de aula no tocante à luta contra a discriminação racial a partir do ensino de História. Dessa forma, pretende-se expor o desenvolvimento da proposta de intervenção inserida em conjunto de observações realizadas nos espaços físicos da escola, bem como leituras que foram realizadas e apontamentos elaborados durante a reunião geral com o professor preceptor do Programa de Residência Pedagógica-CAPES, coordenadores e demais residentes. Durante a realização da atividade sugerida, foi possível verificar que os alunos estavam interagidos, o que possibilitou realizar discussões a respeito do racismo, discriminação, apagamento/silenciamento e embranquecimento da história das pessoas negras. Além disso, no final da atividade se identificou a mudança do olhar dos alunos em relação à história do povo preto, alcançando os objetivos da atividade. Ademais, uma educação que parta de práticas pedagógicas de resistência e política que problematizam a realidade do estudante, torna-se uma ferramenta política importante no processo de transformação social.

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Publicado
2023-12-27
Como Citar
da Silva, L. (2023). A valorização do protagonismo do povo preto no Ensino de História: Experiência docente no Programa Residência Pedagógica. Além Dos Muros Da Universidade, 9(1), 01-09. https://doi.org/10.70615/alemur.v9i1.6995
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação