O ensino de astronomia e a pedagogia: Uma proposta didática para campo educativo
Resumo
Trabalhos recentes acerca do ensino de Astronomia, considerando o contexto brasileiro, têm apontado problemas que impossibilitam sua aprendizagem por parte dos alunos. Dentre aqueles destaca-se, sobremaneira, a área da formação de professores e suas reais dificuldades em desenvolver o ensino da Astronomia para crianças. Diante deste cenário, busca-se com o presente artigo apresentar um modelo para a formação continuada de professores pedagogos, direcionado para o ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, parte-se de uma breve discussão acerca da formação docente no Brasil para, em seguida, discorrer acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que permitiram a construção do referido modelo, que resultou de uma pesquisa realizada sobre o ensino da Astronomia para crianças, em uma instituição de ensino em São Paulo, Brasil. Como aproximações, o presente trabalho leva a uma proposta de desenvolvimento de formação básica para o ensino da Astronomia direcionada para professores pedagogos, bem como a possibilidade do ensino de conceitos basilares para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Referências
ASTOLFI, J. P.; DEVALEY, M. A didática das ciências. Campinas: Papirus, 2012.
BARTELMEBS, R. C.; MORAES, R. Teoria e prática do ensino de astronomia nos anos iniciais: mediação das aprendizagens por meio de perguntas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 1, n. 1. jan./jun. 2011.
BATISTA, M. C., FUSINATO, P. A.; RAMOS, F. P. A formação de professores dos anos iniciais para o ensino de Astronomia no Estado do Paraná. Revista Ensino & Pesquisa, v.14, n. 2, p. 214-231, jul./dez. 2016.
BRASIL. (2016). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação do Brasil: Brasília. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.
BRASIL. (1996). Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.
CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée Sauvage Éditions, 1991.
CHOPIN, Marie-Pierre. Le temps didactique dans l’enseignement des mathématiques. Approche des modes de régulation des hétérogénéités didactiques. 2007. 337f. These (Docteur dans Sciences de L’Éducation) - Université Victor-Segalen-Bordeaux II, 2007.
COIMBRA, C. L. Os Modelos de Formação de Professores/as da Educação Básica: quem formamos? Educação e Realidade, v. 45, n. 1, e91731, 2020.
EUCLIDES. Os Elementos. Traduzido por Sir Thomas L. Heath. São Paulo: UNESP, 2009.
FOUREZ, G. Alphabétisation scientifique et technique: essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelles: De Boeck Université, 1994.
GIDDENS, A. A constituição da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GONZATTI, S. E. M.; de MAMAN, A. S.; BORRAGINI, E. F.; KERBER, J. C.; HAETINGER, W. Ensino de astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 16, p. 27–43, 2013.
HAVILAND, W. A.; PRINS, H. E. L.; WALRATH, D.; McBRIDE, B. The essence of Anthropology. Belmont: Thomson, 2007.
LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 2, p. 75–92, 2005.
MACHADO, N. J. O Conhecimento como um valor: as ideias de A-Crescimento e de Commons. Revista Contabilidade & Finanças, v. 26, n. 67, p. 7-10, 2015.
MEEUS, J. "Astronomical Algorithms." 2ª Edição, Willmann-Bell Inc., 1998.
MORETT, S. da S.; SOUZA, M. de O. Desenvolvimento de recursos pedagógicos para inserir o ensino de astronomia nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 9, p. 33–45, 2010.
GALILEI, G. Sidereus Nuncius: O mensageiro das estrelas. 4. ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2010
PACHECO, M. H.; ZANELLA, M. S. Panorama de pesquisas em ensino de astronomia nos anos iniciais: um olhar para teses e dissertações. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 28, p. 113–132, 2020.
PERRENOUD, P. (1999). Construir as competências desde a escola. 1 ed. Porto Alegre: ArtMed.
ROSSI, P. La nascita della scienza moderna in Europa. 5 ed. Bari: Editori Laterza, 2007.
SÃO PAULO. Currículo Paulista. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: São Paulo, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/.
STETS, J. E., e Turner, J. A. The sociology of emotions. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
TEIXEIRA, P. M. M. Educação científica e movimento c.t.s. no quadro das tendências pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 88-102, 2011.
TIMUR, S.; YALÇINKAYA-ÖNDER, E.; TIMUR, B.; ÖZEŞ, B. Astronomy Education for Preschool Children: Exploring the Sky. International Electronic Journal of Elementary Education, v. 12, n. 4, 383–389, 2020.
Copyright (c) 2024 Douglas Manoel Antonio De abreu pestana dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).