Combate à vulnerabilidade laboral: Tentativa de minimizar efeitos da pandemia por meio de cursos remotos

  • Kerley dos Santos Alves
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda
  • Rosangela Maria Ferreira da Costa e Silva
  • Walison Arthuso Vasconcellos
  • Adivane Terezinha Costa
  • Ana Letícia Pilz de Castro
  • Ângela Leão Andrade Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Extensão, Pesquisa, Cursos, Edital interinstitucional, Pandemia de COVID-19

Resumo

Para evitar a propagação do vírus causador da Covid-19, o mundo inteiro adotou medidas de fechamento do comércio, resultando em alto índice de desemprego. Com base nisso, membros do Núcleo da Cátedra Unesco: Água, Mulheres e Desenvolvimento, professores da UFOP, da UFMG e do mestrado profissional do Programa de pós-graduação em Sustentabilidade, propuseram esse projeto de ação extensionista para promover a geração de renda, a melhora na qualidade de vida e a especialização profissional de pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, foram oferecidos cursos de extensão de forma remota. Os cursos foram: (i) Fabricação de sabão e produtos de higiene; (ii) Meio ambiente; (iii) Cuidados em saúde aplicados à pandemia da Covid-19; (iv) Formação para trabalhadores(as) informais; e Elaboração de Projetos. Neste artigo, a partir das respostas dos alunos, procurou-se analisar suas percepções frente aos cursos oferecidos. Percebeu-se que muitas pessoas se inscreveram acreditando que cursos remotos são para quem não tem tempo. Notou-se ainda o problema de que muitas pessoas têm de acesso à internet e, o mais importante, que os professores têm a capacidade de influenciar positivamente na vida das pessoas, ao buscarem assuntos pertinentes e com embasamento científico, em linguagem de fácil entendimento, para assim, mesmo que remotamente, tentar melhorar a qualidade de vida da população.

Referências

CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade. v. 45, n. 4, e109145, 2020.

COQUEIRO, N. P. da S.; SOUSA, E. C. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 66061-66075, jul. 2021.

COSTA, I. F. R. M. da. Breves considerações sobre saneamento, desenvolvimento sustentável e gestão ambiental urbana no período pós-pandemia de COVID-19. Arquivo Jurídico, v. 7, n. 1, p. 128-137, jan./jun. 2020.

DENARDIN, M. S.; HARTMANN, I. F.; MEDEIROS, A. C.; PLÁCIDO, H. M. B. S.; SOUZA, V. C. de; WINNISCHOFER, S. M. B. A extensão universitária em tempos de pandemia e seus desafios durante as atividades remotas. Compartilha UFPR, p. 1-9, 2021.

FELDMANN, F.; ARAÚJO, S., GIOVANELLI, R. Ação direta para “passar a boiada”. JOTA. 10 de junho de 2020. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/acao-direta-para-passar-a-boiada10062020. Acesso em 15/06/2020

FERNANDES, P. A.; RAMOS, M. J. O sabão contra a COVID-19. Revista de Ciência Elementar, v. 8, n. 2, p. 1-6, 2020.

KNOWLES, M. S. The modern practice of adult education: from pedagogy to andragogy. Cambridge Adult Education, 1980.

MARTINS, Y. V. de M.; PADILHA, W. W. N. Estratégias pedagógicas de inclusão e retenção de estudantes em tempos de pandemia. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 1263, 2021.

MELLO, R. R. P. B. de; VILLARDI, R. M.; MELLO, S.; MIRANDA, M. G. de. Desafios no acesso à água e saneamento básico no Brasil e o controle da covid-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 281-293, 2020.

Organización Internacional del Trabajo. Observatorio de la OIT: La COVID-19 y el mundo del trabajo. Quinta edición: Estimaciones actualizadas y análisis. 2020 [citado em 10 ago. 2020]. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---dgreports/---dcomm/ documents/briefingnote/wcms_749470.pdf

SILVA, M. R. de O.; NASCIMENTO, R. C. do; AMARAL, A. R. P. Impactos socioambientais e a pandemia do novo coronavírus. HOLOS, Ano 36, v. 5, e11015, 2020.

UNICEF - UNITED NATIONS CHILDREN'S FUND. Lavar as mãos com sabão, fundamental na luta contra o coronavírus, está "fora de alcance" para bilhões. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/guineabissau/pt/comunicados-de-imprensa/lavar-m%C3%A3os-comsab%C3%A3o-fundamental-na-luta-contra-o-coronav%C3%ADrus-est%C3%A1-fora-de>. Acesso em: 19 maio. 2020.

World Health Organization. Safer Water, Better Health: Costs, Benefits and Sustainability of Interventions to Protect and Promote Health. Geneva: World Health Organization, 2019.

World Health Organization. Clinical management of severe acute respiratory infection when novel coronavirus (2019-nCoV) infection is suspected. Geneva: WHO; 2020. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/331446/WHO-2019nCoV-clinical-2020.4-eng.pdf. Acesso em:17 nov. 2020.

Publicado
2023-12-27
Como Citar
Alves, K. dos S., Guarda, V. L. de M., Costa e Silva, R. M. F. da, Vasconcellos, W. A., Costa, A. T., Castro, A. L. P. de, & Andrade, Ângela L. (2023). Combate à vulnerabilidade laboral: Tentativa de minimizar efeitos da pandemia por meio de cursos remotos. Além Dos Muros Da Universidade, 9(1), 10-20. https://doi.org/10.70615/alemur.v9i1.7017
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação