O uso de registros fotográficos como ferramenta pedagógica para o ensino da classificação de grupos fungícos
Resumo
Neste trabalho, os autores abordam a importância da Micologia, a ciência dos fungos, na educação escolar. Destacando como a fotografia de fungos pode ser uma ferramenta valiosa para explorar e documentar a biodiversidade fúngica em ambientes locais, promovendo a compreensão prática da diversidade microbiana. Além disso, a atividade de registro fotográfico envolveu os alunos na pesquisa prática, incentivando habilidades de observação e análise visual. O estudo também enfatiza a sensibilização ambiental por meio da divulgação das descobertas dos alunos em redes sociais, incentivando discussões sobre a conservação dos fungos e seu papel na manutenção do equilíbrio ambiental. Os resultados mostraram uma alta taxa de participação dos alunos na atividade, sugerindo um nível razoável de engajamento. No entanto, houve variação na taxa de participação entre as duas turmas, com uma turma demonstrando um nível mais alto de engajamento do que a outra. Isso pode estar relacionado ao interesse na matéria, à carga de trabalho dos alunos e a outros fatores. Em geral, o estudo ressalta a importância de abordagens práticas e envolventes na educação científica para promover o aprendizado significativo e despertar a sensibilidade dos alunos para os detalhes do ambiente natural.
Referências
GRANDI, Rosely Ana Piccolo. Fungos. In: RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 2007.
INGOLD, T. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação. Porto Alegre: v. 33, n. 1, p. 6-25, 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2008. P. 14-69. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_cien.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.
TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 6 a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VIDAL, D. G.; ABDALA, R. D. A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Educação, v. 30, n. 2, p. 177–194, jul./dez/. 2005.
Copyright (c) 2024 Karoline de Sousa Laranjeira, Antonio Neres Oliveira, Nertan Dias Silva Maia, Michelle Alves de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).