O uso de registros fotográficos como ferramenta pedagógica para o ensino da classificação de grupos fungícos

  • Karoline de Sousa Laranjeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
  • Antonio Neres Oliveira UFMA
  • Nertan Dias Silva Maia UERJ
  • Michelle Alves de Carvalho UEMA
Palavras-chave: Reino Fungi, Registro fotográfico, Divulgação científica, Ferramenta educativa, Relato de experiência

Resumo

Neste trabalho, os autores abordam a importância da Micologia, a ciência dos fungos, na educação escolar. Destacando como a fotografia de fungos pode ser uma ferramenta valiosa para explorar e documentar a biodiversidade fúngica em ambientes locais, promovendo a compreensão prática da diversidade microbiana. Além disso, a atividade de registro fotográfico envolveu os alunos na pesquisa prática, incentivando habilidades de observação e análise visual. O estudo também enfatiza a sensibilização ambiental por meio da divulgação das descobertas dos alunos em redes sociais, incentivando discussões sobre a conservação dos fungos e seu papel na manutenção do equilíbrio ambiental. Os resultados mostraram uma alta taxa de participação dos alunos na atividade, sugerindo um nível razoável de engajamento. No entanto, houve variação na taxa de participação entre as duas turmas, com uma turma demonstrando um nível mais alto de engajamento do que a outra. Isso pode estar relacionado ao interesse na matéria, à carga de trabalho dos alunos e a outros fatores. Em geral, o estudo ressalta a importância de abordagens práticas e envolventes na educação científica para promover o aprendizado significativo e despertar a sensibilidade dos alunos para os detalhes do ambiente natural.

Referências

GRANDI, Rosely Ana Piccolo. Fungos. In: RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E. Biologia Vegetal. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A, 2007.

INGOLD, T. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação. Porto Alegre: v. 33, n. 1, p. 6-25, 2010.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2008. P. 14-69. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_cien.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.

TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, C.L. Microbiologia. 6 a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIDAL, D. G.; ABDALA, R. D. A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Educação, v. 30, n. 2, p. 177–194, jul./dez/. 2005.

Publicado
2024-01-15
Como Citar
de Sousa Laranjeira, K., Oliveira, A. N., Maia, N. D. S., & Carvalho, M. A. de. (2024). O uso de registros fotográficos como ferramenta pedagógica para o ensino da classificação de grupos fungícos. Além Dos Muros Da Universidade, 9(1), 29-36. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7020
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação