Masculinidades e adolescência: Uma discussão sobre o ser homem
Resumo
Com a ampliação do debate sobre as desigualdades de gênero, a questão sobre o papel dos homens nesta discussão tem sido impulsionada. Para isto, surge o Grupo de Estudos em Masculinidades no Ifes, campus Vitória, com o objetivo geral de discutir os padrões de masculinidade construídos socialmente e seus efeitos nos comportamentos de homens e mulheres. A metodologia utilizada foi de encontros presenciais quinzenais no Ifes – campus Vitória com os membros do grupo de estudos em questão, no período de outubro a dezembro de 2019, com a discussão de textos previamente selecionados que abordam algumas questões relevantes relacionadas ao universo masculino e suas crises. Utilizou-se o método dialético para promover as discussões, assim como as perspectivas e experiências dos membros do grupo. Os resultados foram o conhecimento das narrativas, das impressões e dos discursos que os alunos trazem para a discussão, o reconhecimento das diversas manifestações do que é ser homem na cultura ocidental e os desdobramentos de tais construções, possibilitando, como conclusão, suscitar possíveis desenvolvimentos de outros debates relacionados ao tema.
Referências
BERTH, J. Empoderamento. São Paulo: Editora Pólen, 2019.
BRASIL. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2022. Disponível em: < https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/06/anuario- 2022.pdf?v=4 >. Acesso em: 20 de novembro de 2023.
D’ABREU, L. C. F. Pornografia, desigualdade de gênero e agressão sexual contra mulheres. Psicologia & Sociedade, v. 25, n. 3, p. 592-601, set. 2013.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
HOOKS, B. Feminist theory: from margin to center. 2 ed. London: Pluto Press, 2000.
SILVA JUNIOR, P. M. Entre garotos negros: reflexões sobre gênero, masculinidades, raça e vivências. In: V ENLAÇANDO, 2017, Salvador. Anais eletrônicos. Campina Grande: Realize, 2017., s.p. Disponível em:
<https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/30558>. Acesso em: 27 de outubro de 2023.
SILVA, S. G. Masculinidade na História: A Construção Cultural da Diferença entre os Sexos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 20, n. 3, p. 8-15, set, 2000.
TEIXEIRA, M. B. M.; LOPES, F. T.; GOMES JÚNIOR, A.B. Gênero e Feminismos: conceitos e perspectivas. Caderno Espaço Feminino, v. 32, n. 1, p. 405-430, 2019.
TREVISAN, J. S. Seis balas num buraco só: a crise do masculino. Rio de Janeiro: Record, 1998.
Copyright (c) 2024 Emanuel Vieira de Assis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).