Acessibilidade através das redes: divulgação e produção de materiais multimodais e bilíngues para o ensino de alunos surdos
Resumo
O presente artigo tem como proposta apresentar os resultados preliminares de um projeto de Iniciação Científica que tem como objetivo produzir e divulgar vídeos e materiais digitais multimodais de ensino bilíngue para alunos surdos. Como a Libras é uma linguagem visual-espacial, a produção do projeto foi baseada na experiência dos que usam o idioma. Logo, algumas considerações foram tomadas, como o uso de imagens, a forma como a Libras é utilizada pelos surdos e elementos da cultura da comunidade surda, entre outros aspectos, garantindo a experiência visual dos alunos. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas leituras de artigos, seguidas de debates acerca das propostas teóricas e como aplicá-las. A pesquisa foi baseada em duas perspectivas teóricas. Em primeiro lugar, considerou-se a possibilidade do pensar tecnológico sobre utilização e produção de vídeos vinculada pelo viés de Objetos de Aprendizagem (OAs) e Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Línguas (OALs). Em segundo, ponderou-se a respeito da noção de “textualidade diferida”. A partir dessas perspectivas teóricas foram produzidos vídeos para serem usados como ferramentas de ensino. A divulgação destes foi feita em plataformas acessíveis e conhecidas pelo público, como Instagram, Facebook e YouTube. A partir da divulgação nas redes sociais, alunos da educação básica, docentes, graduandos, pós-graduandos e o público geral puderam acompanhar como os materiais são produzidos pela equipe do projeto.
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