Pereira.lab: Laboratório de informática para promover a profissionalização da comunidade do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG

  • Daniel Augusto Magalhães
  • Ana Luísa Silva Cortezão
  • Fábio Marcos Procópio Filho
  • Alessandro Victor Pereira Brito
  • Gabriel Lobo
  • Hugo Rafael Nogueira Gomes
  • Viviane de Paula Silva
  • Sílvia Grasiella Moreira Almeida IFMG - Campus Ouro Preto
  • Aisllan Diego Assis
Palavras-chave: robótica educacional, informática aplicada, extensão tecnológica, capacitação, Pereira.Lab!

Resumo

Com o objetivo de atender a uma demanda sobre formação em robótica, programação e informática da comunidade de Antônio Pereira, em Ouro Preto, as instituições UFOP e IFMG construíram, entre 2020 e 2023, o Pereira.Lab!, cuja atuação apresenta-se neste trabalho. O período de isolamento social vivido devido à pandemia da Covid-19 foi utilizado pela equipe para planejamento das ações que viriam a ser realizadas de forma presencial tão logo fosse possível. Assim, em seu primeiro ano de atuação presencial, 2022, iniciou-se a oferta de oficinas, cada uma com público alvo específico. O ensino de robótica e computação foi oferecido a adolescentes. O ensino de informática teve adultos como público alvo. Em 2023, a oferta foi para estudantes de duas escolas públicas: ensino de robótica no Ensino Fundamental e de informática no Ensino Médio. Kits Lego WeDo 2.0® foram utilizados no ensino de robótica. A plataforma Code.org® foi empregada para o ensino de programação. O pacote Microsoft Office® foi o foco no ensino de informática. Como resultado do projeto, além da formação ofertada, foi entregue à comunidade um laboratório equipado com computadores, dispositivos móveis e kits de robótica.

Referências

AGENDA 2030. ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015 Disponível em: ˂https://brasil.un.org/pt-br/sdgs˃. Acesso em: 17 de junho de 2024.

ASSIS, A. (2022, 21 de julho). Coluna de mãos dadas com Antônio Pereira. Diário de Ouro Preto, MG. https://www.diariodeouropreto.com.br/coluna-de-maos-dadas-com-antonio-pereira/. Acesso em 26 de fevereiro de 2024).

DOUGHERTY, D. K. Construtivismo versus sociointeracionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Revista Alpha, n. 11, p. 105-117, 2010.

FERNANDES, M.; SANTOS, C. A. M.; SOUZA, E. E.; FONSECA, M. G. Robótica educacional: uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 24, 2018, Fortaleza, CE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. p. 315-322.

Publicado
2024-07-28
Como Citar
Magalhães, D. A., Cortezão, A. L. S., Procópio Filho, F. M., Brito, A. V. P., Lobo, G., Gomes, H. R. N., Silva, V. de P., Moreira Almeida, S. G., & Assis, A. D. (2024). Pereira.lab: Laboratório de informática para promover a profissionalização da comunidade do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG. Além Dos Muros Da Universidade, 9(2), 32-39. https://doi.org/10.70615/alemur.v9i2.7183