Aerodance para todos em Antônio Pereira, Ouro Preto - MG: Dança na promoção da saúde de estudantes da escola pública

  • Camily Rocha Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Albená Nunes da Silva Universidade Federal De Ouro Preto
  • Aisllan Assis Universidade Federal De Ouro Preto
Palavras-chave: Dança, Exercício Físico, Saúde Mental, Escola, Comunidade

Resumo

Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, é um território explorado pela mineração e a comunidade é atingida pelas barragens. A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) juntamente com uma rede de parceiros, vem, desde 2019, realizando atividades de acolhimento e empoderamento dos moradores do distrito. Nesta direção, foi criado o programa de extensão e pesquisa “De mãos dadas com Antônio Pereira”. A Escola de Medicina (EMED) em parceria a Escola de Educação Física da UFOP (EEFUFOP) criou o projeto “AERODANCE em Antônio Pereira” com o objetivo de proporcionar à comunidade afetada, aulas gratuitas de dança, estabelecendo aprimoramento da saúde física e mental. Propôs-se que o projeto oferecesse aulas de dança para o ensino médio integral da Escola Estadual, com alunos que estão expostos aos problemas da comunidade. Durante o período em que as aulas de dança aconteceram, os feedbacks foram muito positivos, tanto da gestão escolar, quanto da comunidade. Foi observado maior participação dos alunos na escola nos dias em que o projeto estava presente. Ao longo da experiência, os estudantes que deram aulas na escola de Antônio Pereira aprenderam a criar planos de aula abordando a dança e cuidados corporais, realizaram apresentação final com entrega de certificados, estimularam os alunos desmotivados e focaram na melhoria da saúde coletiva, especialmente daqueles que precisam de apoio psicológico.

Referências

ASSIS, A. De mãos dadas com Antônio Pereira. Diário de Ouro Preto, 21 jul. 2022. Disponível em https://www.diariodeouropreto.com.br/coluna-de-maos-dadas-com-antonio-pereira/. Acesso em 19 jan. 2024.

ASSIS, A. “Os Sentidos da Roda”: Práticas Grupais Na Investigação Qualitativa em Saúde. New Trends in Qualitative Research, v. 18, p.e842, 2023. 2023. Disponível em: https://www.publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/842. Acesso em: 19 jan. 2024.

E SILVA, M. C. de C.; ALCÂNTARA, A. S. M. de; LIBERALI, R.; ARTAXO NETTO, M. I.; MUTARELLI, M. C. A importância da dança nas aulas de educação física – revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 11, n. 2, p. 38-54, 2012. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3310. Acesso em: 18 jan. 2024.

FANTIRO, F. A.; SAPUTRA, S. Y.; ARIFIN, B.; SALSABILLA, L..; MUKHLISHINA, I.; MUZAKKI, A.; DEGUMA, J. K.; ISOGON, E. J.; DIMO, S.; ANDACAO, A.; PAJO, L. S.; GOVINDASAMY, K.; SETIAWAN, E.; LOBO, J.; RAM, Jasvir. Mental health effects of dance to undergraduate students: A preliminary survey comparative analysis. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 18, n. 6, p. 622-625, 2023. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9273724. Acesso em: 18 jan. 2024.

GARCIA, F. D.; NEVES, M. C. L. das; FIRMO, J. O. A.; PEIXOTO, S. V.; CASTRO-COSTA, E. Prevalência de sintomas psiquiátricos e seus fatores associados na população adulta da área atingida pelo rompimento da barragem de rejeitos: Projeto Saúde Brumadinho. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 25, p. :e220011, 2022.

BATISTA, N.; BRISOLA, E. M. A.; GOMES, C. A. dos S. Dança e inclusão social: Limites e possibilidades. Interação: Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 25, n. 1, p. 50-65, 2023.

ROQUE, M. A. V.; SANTOS, N. F. dos; FREITAS, A. A. C. de; SILVA, L. C. da; BATISTA, F. R.; FLORES, M. G.; FIDELIS, S. M. B.; GARCIA, F. D.; NEVES, M. C. L. das. Correlação entre desesperança e a percepção da qualidade de vida na população atingida pelo rompimento da barragem de Fundão em Minas Gerais: um estudo transversal. Revista Médica de Minas Gerais, v. 33, p. e-33106, 2023.

WERHMULLER, C. M.; SILVEIRA, I. F. Redes sociais como ferramentas de apoio à Educação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 594–605, 2012. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/522. Acesso em: 20 jan.2024.

Publicado
2024-07-28
Como Citar
Rocha, C., Nunes da Silva, A., & Assis, A. (2024). Aerodance para todos em Antônio Pereira, Ouro Preto - MG: Dança na promoção da saúde de estudantes da escola pública. Além Dos Muros Da Universidade, 9(2), 23-31. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7210