Pereira encena: Iniciação em atuação e montagem de teatro com crianças e adolescentes em Antônio Pereira, Ouro Preto - MG

  • Thayá Pereira Machado Lobo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Eduardo Henrique Cestari Jorge
  • Elvis Henrique Firmino Santos
  • Lívia Gomes Corrêa
  • Aisllan Diego Assis
Palavras-chave: Teatro, Espetáculo, Processo, Coautoria, Protagonismo, Experiência

Resumo

A partir do relato da experiência do processo de criação do projeto de extensão “Pereira Encena: Estudos teatrais em Antônio Pereira”, conduzido pela equipe de bolsistas, realizado no âmbito escolar em nível fundamental e dialogando com estudos em teatro no contexto do programa de extensão e pesquisa “De mãos dadas com Antônio Pereira”, este artigo propõe aproximações entre a realidade escolar e o teatro, apontando possibilidades para a criação colaborativa de um espetáculo teatral no contexto pedagógico, abrindo espaços para a coautoria e o protagonismo dos alunos. O projeto foi realizado entre março e dezembro de 2023 no distrito histórico de Antônio Pereira, de Ouro Peto - MG, na Escola Municipal Professora Daura de Carvalho Neto, com crianças e adolescentes de 12 a 15 anos. Os encontros eram realizados todas as sextas-feiras, das 14 h às 16 h, no contraturno, com realização de estudos teatrais, como jogos teatrais, expressão corporal e vocal, culminando com a montagem de um espetáculo e apresentação para a escola e entrega de certificados após a apresentação final. Esse trabalho foi fundamentado a partir de uma pesquisa de campo realizada no mês de abril deste ano e para formação dos estudantes da universidade e alunos da escola.

Referências

ASSIS, A. “Os sentidos da roda”: práticas grupais na investigação qualitativa em saúde. New Trends in Qualitative Research, v. 18, p. e842, 2023. Disponível:<https://ciaiq.ludomedia.org/wp-content/uploads/2023/05/CIAIQ2023_WS01_PT_Os_sentidos_da_roda_Aisllan_Assis.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2024.

BRANDÃO, Carlos. Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. In.: Sociedade e Cultura, v. 10, n. 1, p. 11-27, 2007. DOI: 10.5216/sec.v10i1.1719. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/1719.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e jogos para o ator e o não ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

PEREIRA, A.; GOMES, F.; SILVA, L. Aspectos folclóricos III: Histórias de Antônio Pereira. 1 ed. Ouro Preto: Editora UFOP, 1993.

SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva. 2001.

Publicado
2024-07-28
Como Citar
Thayá Pereira Machado Lobo, Jorge, E. H. C., Santos, E. H. F., Lívia Gomes Corrêa, & Assis, A. D. (2024). Pereira encena: Iniciação em atuação e montagem de teatro com crianças e adolescentes em Antônio Pereira, Ouro Preto - MG. Além Dos Muros Da Universidade, 9(2), 40-48. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7214