Garimpando saberes de Antônio Pereira: Reflexões sobre a educação como ferramenta libertadora para adultos e idosos de Ouro Preto/MG

  • Jacyra Aparecida Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sara Helena Quintino
  • Carla Dayana Moreira Dias
  • Aisllan Assis
Palavras-chave: Educação, Alfabetização, Letramento, Aprendizagem Contextualizada, Ouro Preto

Resumo

Este artigo apresenta um relato e reflexões do Projeto de Extensão Garimpando Saberes de Antônio Pereira, ancorado em uma proposta de ressignificação da educação para adultos e idosos, no sentido de construir uma prática educativa libertadora, capaz de acolher, ensinar e amparar os envolvidos, não só a retomarem e finalizarem sua formação escolar, mas também a se abrirem para novas possibilidade de interação e transformação pessoal e do território em que vivem. O projeto “Garimpando os saberes” traçou como intencionalidade a alfabetização de adultos e idosos, garimpeiros(as) manuais do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto/MG. Tradutores de um saber originário de povos africanos em suas diásporas nos processos minerários por parte da colonização, eles trazem em suas memórias tradições culturais transmitidas de geração para geração, mantendo viva a intenção de preservar o meio ambiente, já que o cultivo da terra é uma ação natural ao garimpo. O ponto de partida é justamente o que eles trazem em suas memórias afetivas, suas tradições culturais e experiências de vida. A partir dessas vivências, eles aprenderam o poder de transformação das palavras em suas vidas, em especial na medida em que sentem a escrevivência, como ensina o mestre Paulo Freire, patrono da educação brasileira e do projeto.

Referências

Agência Brasil, disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/analfabetismo-resiste-no-brasil-e-no-mundo-do-seculo-21> Acesso em: 13 set. 2023.

ASSIS, A. Os sentidos da roda: práticas grupais na investigação qualitativa em saúde. New Trends in Qualitative Research (NTQR), v. 18, p. e842-e844, 2023.

BARROS, Giseli (org.). Aldravia: na via de florescer. Mariana: Editora Aldrava Letras e Artes. 2019.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, P. Entrevista, 1993. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/266/paulo-freire-nos-podemos-reinventar-o-mundo . Acessado em: 17 de set de 2023.

FREIRE, P. HORTON, M. O Caminho Se Faz Caminhando. São Paulo: Vozes, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 20ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira e DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o analfabeto. São Paulo: Cortez. 2007

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2017.

Publicado
2024-07-28
Como Citar
Rosa, J. A., Quintino, S., Dias, C., & Assis, A. D. de. (2024). Garimpando saberes de Antônio Pereira: Reflexões sobre a educação como ferramenta libertadora para adultos e idosos de Ouro Preto/MG. Além Dos Muros Da Universidade, 9(2), 69-80. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7215