Ciclo de cuidados das mulheres de Antônio Pereira: Empoderamento feminino
Resumo
No distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais, identificou-se a necessidade de melhoria na qualidade de vida das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Criou-se então um projeto de intervenção vinculado a um programa de extensão e pesquisa baseado em um ciclo de encontros visando o acolhimento e empoderamento feminino. O objetivo do Ciclo de Cuidados das Mulheres de Antônio Pereira foi promover o acolhimento e empoderamento feminino, resgatando memórias, promovendo a cidadania e a profissionalização, além de fortalecer o coletivo feminino. O ciclo de encontros visa mitigar os desafios enfrentados por essas mulheres, impactadas pelos danos e dependência da mineração industrial no distrito. A primeira edição do Ciclo de Cuidados, iniciada em março de 2023, abordou temas como cidadania, educação, empreendedorismo, direitos humanos e lazer, culminando em um dia de realce da beleza e um desfile, atendendo 30 mulheres do distrito em oito encontros. Uma segunda edição está planejada para 2024, com espaços individuais de escuta, ouvidoria e assessoria jurídica para mulheres de Antônio Pereira. Através da criação de diálogo, apoio mútuo, iniciativas de geração de renda, saúde e lazer, proporcionaram-se às mulheres encontros que promoveram o desenvolvimento pessoal e comunitário.
Referências
2. ASSIS, A. Os Sentidos da Roda: Práticas Grupais Na Investigação Qualitativa em Saúde. Novas Tendências na Investigação Qualitativa, Oliveira de Azeméis, Portugal, v. 18, p. e 842, 2023. DOI: 10.36367/ntqr.18.2023.e842. Disponível em: https://www.publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/842. Acesso em 19 março 2024.
3. BEAUVOIR, S. de. (2016). O Segundo Sexo. Nova Fronteira.
4. BERTOLLO, K. Mulheres E Mineração: O Cenário Das Violências E Das Lutas Na Região Do Quadrilatero Ferrífero De Minas Gerais. Revista Serviço Social em Perspectiva, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 286–310, 2023. DOI: 10.46551/rssp.202314. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/5831. Acesso em: 21 mar. 2024.
5. COELHO, Tádzio. Peters. et al. O poder e a resistência dos movimentos populares e as alternativas ao modelo mineral brasileiro. In: ALVES, M. da S. et al. (org.). Mineração: realidades e resistências. São Paulo: Expressão popular, 2020. p. 103-130.
6. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020).
7. SILVA, A. B., & Oliveira, C. D. (2019). Empoderamento feminino no Brasil: estudo de caso do programa “Mulheres Mil”. Revista Brasileira de Estudos de Gênero e Sexualidade, 5(2), 45-60.
Copyright (c) 2024 Rabeshe Rainá
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).