Saúde mental nas escolas e fora delas: Acolhimento, cuidado e formação para educadores de Antônio Pereira, Ouro Preto-MG
Resumo
O presente artigo relata como foi implementado e desenvolvido o projeto “Saúde Mental Nas Escolas e Fora Delas” no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais. O projeto está vinculado ao programa de extensão e pesquisa “De Mãos dadas com Antônio Pereira”, programa este promovido pela UFOP, IFMG. UFV e FAPEMIG. Os objetivos do projeto são realizar roda de conversa nas instituições escolares promovendo o cuidado, acolhimento e formação para educadores e profissionais das escolas; identificar demandas específicas de cada escola para a construção e realização do curso de extensão e saúde mental nas escolas e fora delas e desenvolver e elaborar o manual de saúde mental nas e fora delas para capacitação dos profissionais da comunidade escolar. O projeto realizou as rodas de conversas em todas as escolas do distrito, proporcionando acolhimento, escuta, compartilhamento, atenção e conhecimentos, emergindo emoções e sentimentos pautados na escuta e relatos dos participantes. As rodas de conversa auxiliaram na mediação de conflitos, fortalecimento de vínculos, promovendo a integração entre os profissionais, estudantes, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar. Por meio delas foi possível elaborar o manual e o curso Saúde Mental nas Escolas e fora delas para todos os educadores de Antônio Pereira.
Referências
ASSIS, A. Os sentidos da roda: práticas grupais na investigação qualitativa em saúde. Novas Tendências na Investigação Qualitativa, v. 18, 15pp, 2023a.
ASSIS, A. D. de. Manual Saúde mental nas Escolas e fora delas. ASSIS, A. D. de, FIGUEIREDO, A. M. de, COTTA, R. M. M., SILVA, S. A. da (coordenação). Ouro Preto: UFOP, 2023b. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/19c-HWcQTF47s0d28jXeNEzLcSkTO2-e0/view. Acesso em 8 marco, 2024.
BRASIL. Lei nº 14.681, de 18 de setembro de 2023. Institui a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação. Diário Oficial da União - Seção 1 - 19/9/2023, p. 6, 2023.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto: Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
COTTA, R. M. M., CAMPOS, A. A O.., SILVA, L. S., SILVA, L. S., COTTA, F. M., COTTA R. M., SILVEIRA, L. M. C., AFONSO, D. H. Panorama Sobe-Desce e Varal do SUS: o que motiva e o que desmotiva a utilização do Sistema Único de Saúde? Journal of Management & Primary Health Care, v. 9, 1pp6, 2018.
BRESSAN, R. A,BORDIN,I. A,ESTANISLAU, G. M, VIEIRA, M.A. Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. 1. ed. Porto Alegre: Editora Artmed. p 13 - 22, 2014. ISBN 788582711040.014.
SILVA, A. T. V. Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
SILVA, S.A. et al. O corpo da escola como território de saber, afetos e valor existencial. In: ASSIS, A et al. Manual saúde mental nas escolas e fora delas. - [recurso eletrônico] - Ouro Preto: Ed. UFOP, 2023.
Copyright (c) 2024 Marta Maria Neves Corrêa, Emily de Souza Ferreira , Thales Lopes da Silva, Adriana Maria de Figueiredo, Amanda Roberta Corado, Thainá Cristina Gonçalves Aguiar, Siomara Aparecida Silva, Érica Aparecida Coelho, Irisa Seabra dos Reis, Jacyra Aparecida Meirelles Rosa, Rosângela Minardi Mitre Cotta, Aisllan Diego de Assis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).