Oficinas profissionalizantes e feira de Panificação e quitandas no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, MG: relato de experiência
Resumo
A comunidade de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto é afetada pelos problemas causados com a exploração mineral em seu território. Este projeto teve como objetivo capacitar mulheres em estado de vulnerabilidade social e assim proporcionar uma possibilidade de geração de renda para suas famílias. Foram realizadas oficinas práticas de pães e quitandas e aulas sobre o empreendedorismo para quatro turmas ao longo dos anos de 2022 e 2023, capacitando17 mulheres. Quatro feiras no distrito também foram realizadas para comercialização de produtos elaborados pelas alunas, com a doação de todo o material necessário para a produção utilizando o recurso disponível para o projeto. Houve participação de outros feirantes, principalmente artesanato e alimentos e bebidas, aumentando o movimento e visibilidade destes eventos. Materiais e equipamentos também foram adquiridos para equipar a “padaria comunitária” Pretende-se, ao longo do 2024, capacitar feirantes que produzem e comercializam alimentos nas Boas Práticas de Fabricação, bem como lançar um livro das quitandeiras de Antônio Pereira.
Referências
ASSIS, A. (2022). De mãos dadas com Antônio Pereira. Diário de Ouro Preto, 1. https://diariodeouropreto.com.br/coluna-de-mãos-dadas-com-antonio-pereira. Acesso em 19 fev. 2024.
ASSIS, A. “Os sentidos da roda”: práticas grupais na investigação qualitativa em saúde. New Trends in Qualitative Research, v. 18, p. e842, 2023. https://doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e842
BAYGAN, G. Women entrepreneurs in SMES: realizing the benefits of globalization and the knowledge-based Economy. In: WORKSHOP 4: IMPROVING KNOWLEDGE ABOUT WOMEN’S ENTREPRENEURSHIP, 2000, Paris. Paris: OECD, 2000.
BOTELHO, M. R.; FARIA, M. P.; MAYR, C. T. R.; OLIVEIRA, L. M. G. Rompimento das barragens de Fundão e da Mina do Córrego do Feijão em Minas Gerais, Brasil: decisões organizacionais não tomadas e lições não aprendidas. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 46, e16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2317-6369000018519 . Acesso em 10 fev. 2024.
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 setembro de 2004.
CAMARGO, L. A. Pão Nosso: receitas caseiras com fermento natural. São Paulo. Editora Senac, 2016.
FIUZA, N.; UMBELINO, D; MARQUETTI, I.; CUNHA, L.; BARBOSA, L.; HERMENEGILDO, N.; SILVEIRA, S.; AMARAL, T.; SILVA, A.; MENDES, J. Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”. EXTENSÃO EM FOCO, v. 30, p. 193-218, 2023.
KAYSER, E. Larousse dos pães. Tradução de Maria Suzette Casellato. São Paulo. Editora Alaúde, 2018.
SILVA, A. L. (Org.). Provocações empreendedoras: equívocos em novos negócios. Timbiru. Editora Cia do Ebook, 2019. E-book: ISBN 978-85-5585-238-1. Disponível em: www.ciadoebook.com.br . Acesso em 03 fev 2024.
SINDTRIGO. Sindicato das indústrias de trigo dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. O setor da panificação do Brasil em números. Disponível em: www.sindtrigo.com.br/o-setor-de-panificacao-do-brasil-em-numeros/ . Acesso em 06 fev. 2024.
Copyright (c) 2024 Victoria de Mari, Cecília Ferreira Januzzi Campos de Almeida, Miriã Elisa Silva e Costa, Filipe Laureano Silva, João Carlos Viana Malta, André Luís Silva, Cristiana Santos Andreoli, Silvia Mendonça Vieira, Aisllan Diego Assis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).