Museus como espaços híbridos de educação: Interface projeto conviver e museu Boulieu em Ouro Preto (MG)
Resumo
Este artigo busca investigar a dinâmica da educação não formal em museus, analisando a interação entre o projeto de extensão “Conviver: Valorização e Capacitação de Pessoas para o Turismo Vivo”, vinculado a Universidade Federal de Ouro Preto por meio da pró-reitoria de extensão e do Departamento de Turismo da Escola de Direito, Turismo e Museologia. Propõe inserir, na atividade turística e cultural, pessoas em situação de vulnerabilidade social dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Museu Boulieu em Ouro Preto, com ênfase na prática articulada, visando compreender como a abordagem da "reforma do entendimento" contribui para a emancipação dos participantes. Utilizando uma metodologia mista, combinando pesquisa bibliográfica e observação participante, examinamos as atividades educativas, incluindo workshops e a "Ocupação Criativa". Os resultados revelam um alto nível de satisfação, promovendo não apenas a democratização da arte e cultura no espaço público, mas também contribuindo para o aprimoramento das práticas educativas em museus. Conclui-se que a parceria entre o Projeto Conviver e o Museu Boulieu, com ênfase na prática articulada e na abordagem da "reforma do entendimento", promove a emancipação dos participantes e aprimora as práticas educativas em museus, impactando positivamente a democratização da arte e cultura no espaço público.
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