Revisão teórica sobre estratégias de pareamentos no desenvolvimento global de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA
Resumo
O presente artigo trata da investigação de estratégias de pareamentos que podem ser utilizadas pelos docentes da Educação Infantil para o desenvolvimento global do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A metodologia utilizada para a produção deste estudo constitui-se em pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa. Estudos mostram que a criança não consegue realizar sozinha a imitação, a mesma necessita da colaboração e diretividade do adulto para imitar. Por isso, a criança com TEA necessita de estimulação precoce baseada em pareamentos que são os estudos de imitação, pois parear é imitar. Essa pesquisa é direcionada, principalmente à primeira infância. Ela conta com estratégias para proporcionar uma inclusão baseada na equidade, onde cada criança com TEA possa ter a oportunidade que necessita para seu desenvolvimento global. Atividades de pareamento são fundamentais para o trabalho com crianças no espectro do autismo, pois, contribuem para o desenvolvimento da linguagem receptiva, que é a habilidade de o sujeito fazer correspondências para compreender o que o outro diz, estimulam a concentração e atenção, a coordenação motora fina, amplia o vocabulário, trabalha a habilidade de construir sequências e fomenta o raciocínio lógico, além de fortalecer os vínculos entre professor e o aluno com TEA.
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