Estudo de viabilidades técnica e socioambiental de um sistema de aproveitamento de água de chuva no campus do IFMG em Ouro Preto

  • Liliam Ferreira Cunha de Melo
  • Paulo de Castro Vieira
Palavras-chave: Abastecimento de água, Alternativa, Viabilidade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de um Sistema de Aproveitamento de Água de Chuva em duas edificações do Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, considerando aspectos técnicos e socioambientais. Baseado nos dados obtidos em campo, realizou-se o pré-dimensionamento de um sistema por meio do método de simulação de reservatórios, visando a avaliação técnica para fins não potáveis. A avaliação socioambiental se baseou no estudo de impactos em potenciais por meio do método de matrizes de interação. Os resultados indicaram que a implantação do sistema de aproveitamento de água de chuva é tecnicamente viável ao adotar reservatórios de modelo apoiado, com capacidade de 100 m³ e atendimento de até 67% das demandas de descargas sanitárias. Com relação aos aspectos socioambientais, agregou valores positivos significativos ao sistema de abastecimento, tais como o atendimento as diretrizes do plano diretor, a preservação do manancial utilizado e a manutenção de água em tempos de escassez. Concluiu-se que a metodologia utilizada foi eficaz na identificação dos impactos e análise da viabilidade socioambiental, e que a implantação deste sistema configura uma tecnologia passível de contribuir para a economia de água potável no campus, mediante a redução do seu uso para fins menos nobres.

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 15527: Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

ANDRADE NETO, Cícero Onofre de. Aproveitamento imediato da água de chuva. Revista eletrônica de gestão e tecnologias ambientais, v. 1, n. 1, p. 73-86, 2013. Disponível em: < https://portalseer.ufba.br/index.php/gesta/article/view/7106> Acesso 20 set.2020.

BRANDÃO, João Luiz Boccia; MARCON, Priscila. Análise dos métodos de dimensionamento de reservatórios de águas pluviais sugeridos pela NBR 15527/07 com base na simulação diária. Engenharia Sanitária e Ambiental. v.23, n.6, p. 1031-1041, 2018.

CAVALCANTE, Leonardo Gondim; LEITE, Adriana de Oliveira Sousa. Aplicação da Matriz de Leopold como ferramenta de avaliação dos aspectos e impactos ambientais em uma fábrica de botijões. Revista Tecnologia. v. 37, n.1-2, p. 111-124, 2016.

CREMONEZ, Filipe Eliazar; CREMONEZ, Paulo André; FEROLDI, Michael; CAMARGO, Mariele Pasuch de; KLAJN, Felipe Fernandes; FEIDEN, Armin. Avaliação de impacto ambiental: Metodologias aplicadas no Brasil. Revista Monografias Ambientais – REMOA. V. 13, n. 5, p.3821-3830, 2014.

CRUZ, Nathalie; MIERZWA, José Carlos. Saúde pública e inovações tecnológicas para abastecimento público. Saúde e Sociedade, v. 29, n. 1, p. 1-8, 2020.

CUNHA. Gabriella Thomaz. Proposta de sistema de aproveitamento de água pluvial para uma creche localizada no município de Belo Horizonte – MG. Monografia (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Santa Luzia, 2019.

CUNHA, Flávio Rezende; COUTO, Eduardo de Aguiar do. Avaliação de técnica e econômica de sistemas de aproveitamento de água de chuva em uma universidade pública. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. v. 7, n. 16, p. 789-807. 2020.

LOPES, Sérgio de Faria; PRADO JÚNIOR, Jamir Afonso do; VALE, Vagner Santiago do; SCHIAVINI, Ivan. Impactos ambientais antrópicos como modificadores da estrutura e funcionalidade de florestas estacionais semideciduais no Triângulo Mineiro, Brasil. Caminhos de Geografia, v. 14, n. 47, p. 233-242, 2013. Disponível em:< http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/ > Acesso em: 26 de ago. 2021.

LUMIKOSKI, Paulo; GURSKI, Clóvis Roberto. Possibilidades de aproveitamento de água de chuva, bem como levar os alunos da 5ª. Série do colégio estadual José de Anchieta da Cidade de União da Vitória – PR, reflexões sobre medidas afirmativas na área da educação ambiental. In: O professor PDE e os desafios da escola pública Paranaense. Paraná, v. 1, 2010.

MANZI, Thiago Felipe Demio. Viabilidade de sistema de aproveitamento de água de chuva na sede do ministério público do estado do Paraná em Curitiba, 2018. Monografia (Especialização). Curso de Especialização em Construções Sustentáveis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

MONTAÑO, M.; RANIERI, V.E.L. Análise de viabilidade ambiental. In: Calijuri, M. C.; Gasparini, D. (eds.). Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologia e gestão. Elsevier: Campus. p. 741-765. 2012.

MORAIS, Jeronimo Wallage Araujo de. Viabilidade técnica/econômica no aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em uma instituição de ensino do Amazonas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

NOGUEIRA, Giovanna da Silva; MARINHO, Sunamita Fernandes; FERREIRA, Bruno Christiano Silva. A viabilidade econômica do Reuso de Água Cinzas e da Chuva em uma instituição de ensino de Belo Horizonte. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 4417- 4438, 2021.

OLIVEIRA, Frederico Moyle Baeta de. Aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis no campus da Universidade Federal de Ouro Preto. 2008. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.

OURO PRETO. Lei Complementar Nº 113 DE 27 de dezembro de 2011. Cria o Programa "Quem preserva paga menos" e modifica o último quadro do Anexo I da Lei nº 535/2009, que institui o Imposto Sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana - IPTU. Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Disponível em: < https://sgm.ouropreto.mg.gov.br/arquivos/norma_juridica/NJ_txt(12681).html > Acesso em 12 jan.2021.

REZENDE, R.A.; ARAÚJO, S.F.D.; MOURA, F.; REIS, L.M.; SILVA, F.S.; GOMES, F.G. Monitoramento da qualidade da água e sensibilização da comunidade de estudantes e funcionários do IFMG Campus Ouro Preto. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. v. 5. 2013.

SÁNCHEZ, Luiz Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. 2ªed. Atualizada e ampliada. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

SILVA, Antonio Lopes Nogueira da; SILVA, Sumara Rodrigues Ramos da; RIBEIRO, Gabriela da Costa; GOMES, Fabiana da Silva. Estudo de rentabilidade econômica da implantação de um sistema de aproveitamento de águas pluviais: estudo de caso em uma IES. Brazilian Journal of Business. v.1. n.3. p.767-784, 2019.

SOUZA. Renata Leal. Análise comparativa dos métodos de dimensionamento de reservatórios para aproveitamento de águas pluviais: estudo de caso Hospital Federal do Andaraí/RJ. Dissertação (Mestrado) – Curso de Engenharia Urbana, Escola Politécnica. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

TOMAZ, Plínio. Aproveitamento de Água de Chuva – Para Áreas Urbanas e Fins não Potáveis. Navegar Editora. 2ª. ed. São Paulo. 2003.

TOMAZ, Plínio. Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis. 486p. jan. 2010.

TUGOZ, Jamila El; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; BRANDALISE, Loreni Teresinha. Captação e aproveitamento da água das chuvas: o caminho para uma escola sustentável. GeAS-Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 1, p. 26-39, 2017.

Publicado
2025-01-27
Como Citar
Ferreira Cunha de Melo, L., & Vieira, P. de C. (2025). Estudo de viabilidades técnica e socioambiental de um sistema de aproveitamento de água de chuva no campus do IFMG em Ouro Preto. Além Dos Muros Da Universidade, 10(1), 63-78. https://doi.org/10.70615/alemur.v10i1.7694