Atividades de extensão universitária no Dia Mundial da Água na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais

  • Rodson de Abreu Marques UFOP
  • Adivane Terezinha Costa UFOP
  • Yasmin Peric Velloso UFOP
  • Ludymilla Agnes Ferreira UFOP
  • Bruno Henrique Borges UFOP
  • Davi Hermogenes Nascimento UFOP
Palavras-chave: Recursos Hídricos, Geociências, Educação, Conscientização

Resumo

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, é uma oportunidade para promover ações de extensão universitária, direcionadas para a sensibilização sobre a magnitude da água e a conscientização da sua utilização e dos recursos hídricos. O presente trabalho traz relatos de experiências que incluíram como metodologia a incursão de palestras, oficinas educativas, campanhas de sensibilização e divulgação científica da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, bem como os estímulos a debates sobre a gestão sustentável, conservação e qualidade da água. O Público-alvo contou com a participação de alunos e professores do ensino fundamental e Ensino Médio. Os resultados foram eficientes, pois as ações tiveram como intuito potencializar o protagonismo das escolas e da comunidade, através da interação dialógica e oralidade. Além disso, a produção de materiais educativos aplicados nos ambientes escolares, a produção de conteúdo para redes sociais e a troca de experiência pedagógica, contribuíram para a formação cidadã dos estudantes de graduação. Conclui-se que as atividades extensionistas nas escolas de Ouro Preto promoveram a difusão das geociências e a interação dialógica, além das reflexões sobre o contexto ambiental e social, destacando-se o impacto positivo na conscientização sobre questões cruciais dos recursos hídricos para a região.

Referências

ARAÚJO, Viviane Patrícia Colloca. O conceito de currículo oculto e a formação docente. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6. P. 29-39, 2018.

BRASIL – Lei número 13.005 de 2014 - Plano Nacional de Educação. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 24 nov. 2024.

BRASIL – Conselho Nacional de Educação /Ministério da Educação. 2017. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 10 nov. 2024.

CARVALHEIRO, José da Rocha. Água e saúde: bens públicos da humanidade. Estudos Avançados, v. 29 n. 84, p. 139-149, 2015.

FONTENELE, Iolanda Carvalho. A curricularização da extensão no Brasil: história concepções e desafios. Revista Katálysis, v.27, e97067 (p. 10), 2024.

MARQUES, Rodson de Abreu; de SOUZA, Ariadne Marra; VARDIEIRO, Loruama Geovanna Guedes; TONOLI, Débora Cantiliano Muniz; CALHEIRO, Débora Silva; SILVA, Matheus Alves; de SOUZA, Pablo Rodrigues; de MACÊDO, Iago Mateus Lopes. Brazilian Aplied Science Review, v. 4, n. 4, p. 2355-2368. 2020

UNESCO. Dia Mundial da Água – 22 de março. 2024. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/node/66692. Acesso em: 05 out. 2024.

Publicado
2025-01-20
Como Citar
Marques, R. de A., Costa, A. T., Velloso, Y. P., Ferreira, L. A., Borges, B. H., & Nascimento, D. H. (2025). Atividades de extensão universitária no Dia Mundial da Água na cidade de Ouro Preto – Minas Gerais. Além Dos Muros Da Universidade, 10(1), 01-08. https://doi.org/10.70615/alemur.v10i1.7695
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação