Diagnóstico hídrico participativo na bacia do rio Mangabeiras, Barão do Guaicuí (MG)
Resumo
O crescimento populacional e as atividades humanas têm intensificado a escassez hídrica, tornando urgente o monitoramento e o controle da qualidade da água, além de garantir seu acesso universal. A água e o saneamento são abordados pela ODS 6 da ONU, com meta de ser alcançado até 2030. Nas zonas rurais, como o distrito de Barão do Guaicuí (MG), dificuldades relacionadas à qualidade da água e saneamento são agravadas pela falta de atenção pública e acesso a tecnologias adequadas. Este estudo propôs aplicação de metodologias do protocolo de avaliação rápida de rios e córregos (PAR) e do diagnóstico socioambiental participativo, visando entender as condições locais e como a falta de tratamento das águas afeta a comunidade e turistas. Os resultados da aplicação do PAR mostram boa conservação dos recursos hídricos, mas ações humanas como o descarte de esgoto e atividades mineradoras representam ameaças. Com as respostas do questionário, a população local mostra-se majoritariamente feminina e com mais de 50 anos. Demostram boa percepção sobre uso e qualidade da água, e a maioria utiliza fossas sépticas ou sistemas de evapotranspiração. O estudo conclui que, com cooperação da comunidade, e continuidade de projetos já existentes, é possível manter a conservação e preservação ambiental, destacando a importância da consciência coletiva sobre uso sustentável da água.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução nº 303, de 20 de março de 2002. Diretrizes para o gerenciamento de resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 mar. 2002.
GRAY, Murray. Valuing geodiversity in an “Ecosystem Services” Context. Scottish Geographical Journal. v. 128, n. 3-4, p. 177–194, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/14702541.2012.725858>. Acesso em 17 de março de 2021.
MACIEL, Mateus Guedes. Geoconservação da área de tombamento da bacia do rio Mangabeiras, Barão do Guaicuí, Gouveia – MG. 2022. Monografia (Graduação). Curso de Engenharia Geológica, Universidade Federal de Ouro Preto. Minas Gerais, Ouro Preto, 2022.
OLIVEIRA, Mariana Vieira Galvão de. Estudo geofísico em uma área na zona de recarga do sistema aquífero guarani. Dissertação (Mestrado em Geociências e Meio Ambiente). Universidade Estadual Paulista, 2021.
ONU, 2018. Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: Relatório-Síntese 2018 sobre Água e Saneamento. Resumo Executivo. Disponível em: https://www.unwater.org/app/uploads/2018/11/UN-Water_SDG6_Synthesis_Report_2018_Executive_Summary_BRZ.pdf>. Acesso em: 05 de abril de 2022.
SALES, Bárbara Emanuelly Santos Souza. Protocolo de avaliação rápida: ferramenta para análise da qualidade dos recursos hídricos. Dissertação (Mestrado em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental). Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
SOUZA, Randson Norman Santos de.; LUCENA, Talita Kelly P.; SILVA, Andreza Agda Dantas.; SOUZA, Noely Rayane S.; LUCENA, Bruna Kelly P. Análise dos impactos ambientais e sociais na extração da mica, quartzo e feldspato: um estudo de caso na localidade do sítio Águas Belas em Picuí – PB. In: Anais do Congresso Internacional das Licenciaturas. 2017, Teresina. Resumos , 2017.
UNICEF. 2019. Progress on household drinking water, sanitation and hygiene 2000-2017. Special focus on inequalities. New York: United Nations Children’s Fund (UNICEF) and World Health Organization, 2019.
Copyright (c) 2025 Maria Tereza de Godoy Cordeiro, Adivane Terezinha Costa, Bruna Costa Gramigna, Pedro Nascimento Costa de Souza
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).