Mapa, pra que te quero: primeiros passos para a territorialização da Unidade Básica de Saúde do Rosário, Mariana (MG)
Resumo
A territorialização é uma ferramenta crucial para o planejamento e o levantamento de informações amplas sobre o ambiente e a população, suas condições de vida e saúde. Os mapas compõem este processo ao representar os dados graficamente para utilização pela equipe de saúde em suas ações. O artigo relata a experiência de desenvolvimento de um projeto realizado como parte de atividades curriculares do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, integradas à rede de saúde do município de Mariana, MG, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosário. O objetivo foi criar um mapa detalhado do território da UBS para a compreensão e gestão do espaço, permitindo uma divisão eficiente das áreas de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Dados cartográficos foram coletados pelos estudantes e ACS em colaboração com um geógrafo da prefeitura, possibilitando a delimitação das ruas e a identificação de indicadores como pavimentação, coleta de lixo e facilidade de acesso. Com o mapa, a equipe da UBS conseguiu formular estratégias de saúde mais precisas e relevantes para as microáreas delimitadas, permitindo um melhor atendimento à população, bem como impulsionar a educação em saúde, cumprindo os princípios da APS e promovendo uma orientação comunitária efetiva.
Referências
BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n.1, p. 77-93, jan.2007.
COLUSSI, Claudia Flemming; PEREIRA, Katiuscia Graziela. Territorialização como instrumento do planejamento local na Atenção Básica. Florianópolis: UFSC, 2016.
COUTO, Douglas. Prefeito anuncia retomada das obras do posto de saúde do Alto do Rosário [Internet]. Jornal Planfletu´s.. Disponível em: https://www.jornalpanfletus.com.br/noticia/161/prefeito-anuncia-retomada-das-obras-do-posto-de-saude-do-alto-do-rosario. Acesso em 23 ago 2023.
EGITO, Joseval Moreira do. (Bairro Rosário com microáreas demarcadas). [S. l.: s. n.], 2023a
EGITO, Joseval Moreira do. (Bairro Rosário e indicadores). [S. l.: s. n.], 2023b
GOMES, Yuri. Opinião: “Descaso pela saúde do povo no Brasil e em Mariana” [Internet]. Jornal Voz Ativa. 22, abr, 2022. Disponível em: https://jornalvozativa.com/noticias/opiniao-descaso-pela-saude-do-povo-no-brasil-e-em-mariana-por- . Acesso em: 15 abr 2020.
MACHADO, Nivia. Novo prefeito interino de Mariana terá 6 meses de mandato [Internet]. Estado de Minas. 01, jul, 2022. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2022/07/01/interna_politica,1377403/novo-prefeito-interino-de-mariana-tera-6-meses-de-mandato.shtml. Acesso em: 15 dez 2022.
MONKEN, Maurício; BARCELLOS, Christovam de Castro. O território na promoção e vigilância em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/FIOCRUZ, 2007. p. 177-224.
Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html . Acesso em: 20 jul 2023.
JARDIM, Katita Figueiredo de Souza Barreto; FREITAS, Margarite Maria Delmondes. Unidade de Produção Pedagógica II: Ampliando o olhar para o território. In: MELO, Cristiane Carvalho; TENÓRIO, Flávia Priscila Souza; FONTES, Katiene da Costa (Org.). Material Didático Pedagógico de Educação Profissional da Escola Técnica do SUS em Sergipe. Aracajú: Funesa, 2011. p. 116-117. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/material_didatico_escola_tecnica_sergipe_ modulo1.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
ROSS, Daniel. As Minhas Coordenadas GPS. Versão 5.11. Aplicativo de dispositivos móveis. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.freemium.android.apps.gps.coordinates. Acesso em: 19 jul. 2023.
Topocart [internet]. Mariana. Disponível em: topocart.net/mariana. Acesso em 30 Abr 2024.
Copyright (c) 2025 Luiz Fernando de Souza Alves, Junia Arnesen Alves Temponi, Victória Flor Bretas, Rebeca Eleodoro Barbosa, Joseval Moreira do Egito, Adriana Maria de Figueiredo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).