Atividades de educação e percepção ambiental por meio de metodologias ativas

Um estudo no jardim sensorial do MHNJB-UFMG

  • Fabyola Antunes Gonçalves Souza UFOP
  • Welington Ribeiro Aquino Marques Universidade federal de Ouro Preto - UFOP
  • Kerley dos Santos Alves Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Palavras-chave: Educação, Percepção Ambiental, Museu Universitário, Jardim Sensorial, MHNJB-UFMG

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a educação e percepção ambiental na escola. Objetivou-se investigar a percepção ambiental dos estudantes da educação profissional tecnológica utilizando metodologias ativas como estratégia pedagógica. Iniciou com uma pesquisa bibliográfica, envolvendo consulta de artigos, revistas e livros dedicados ao tema. Seguindo, realizou-se atividades interdisciplinares por meio de diversas vivências promovendo a sensibilização direcionada à temática. A próxima etapa abordou observação participativa e análise qualitativa dos alunos participantes. A coleta de dados envolveu questionários semiestruturados, entrevistas qualitativas e observação direta e participante, por meio de experiências multissensoriais e educacionais. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de ações educativas nos espaços não formais de educação, estimulando a autonomia e o protagonismo dos alunos, atuantes no processo ensino-aprendizagem, fortalecendo a relação entre estudante, o ambiente natural, a valorização do patrimônio cultural e da sustentabilidade.  Conclui-se que os estudantes demonstraram uma percepção positiva reconhecendo a relevância da preservação do meio ambiente de modo sustentável. Ao considerar a inter-relação entre percepção ambiental, educação e metodologias ativas, este estudo oferece uma contribuição significativa para a compreensão do uso de meios não tradicionais de ensino para promover a conscientização sustentável e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Souza, F. A. G., Ribeiro Aquino marques, W., & dos Santos Alves, K. (2025). Atividades de educação e percepção ambiental por meio de metodologias ativas: Um estudo no jardim sensorial do MHNJB-UFMG. Além Dos Muros Da Universidade, 10(3), 46-58. https://doi.org/10.70615/alemur.v10i3.7807