Reflexões sobre o PIBID e a transformação na formação educacional

  • Hosana Preciosa Francisco Santos
  • Jaqson Alves Santos UFSB
  • Paulo Vinícius Brito dos Santos Oliveira
Palavras-chave: Educação, Formação docente, Ensino-aprendizagem, Inclusão, Práticas pedagógicas

Resumo

A participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) constituiu uma experiência enriquecedora e transformadora, proporcionando crescimento acadêmico e pessoal. Durante esse período, foram concebidas duas oficinas de grande impacto pedagógico. A primeira, “Setembro Amarelo”, focalizou a conscientização sobre saúde mental, visando reduzir estigmas, promover apoio mútuo e capacitar os alunos para lidar com suas emoções e também auxiliar colegas. A segunda, sobre “hip-hop”, mostrou que esse movimento vai além da música, englobando dança, arte de rua, moda e linguagem, além de fortalecer a consciência negra e a diversidade cultural. A experiência demonstrou a importância do professor como mediador do ensino-aprendizagem e a relevância da colaboração entre universidade e escola. Durante o programa, foram desenvolvidas habilidades essenciais, como planejamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas. A vivência em sala de aula e a interação com alunos e professores ampliou a compreensão dos desafios e potencialidades da prática docente. O Pibid reforça o compromisso com a educação e meu desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa experiência fortaleceu minha convicção sobre o papel transformador da educação e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras e acessíveis.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Preciosa Francisco Santos, H., Alves Santos, J., & Brito dos Santos Oliveira , P. V. (2025). Reflexões sobre o PIBID e a transformação na formação educacional. Além Dos Muros Da Universidade, 10(3), 10-21. https://doi.org/10.70615/alemur.v10i3.7834
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação