Samba, educação e território
Um relato de experiência do PET economia- conexão de saberes da UFOP
Resumo
Este texto apresenta um relato de experiência vivenciada pela equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) Economia - Conexão de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em torno do samba. Explicita o conjunto de atividades construídas e realizadas ao longo de 2024 que resultou na realização de uma excursão pedagógica ao Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRESS) Cidade Jardim, de Belo Horizonte – MG. Ao assumir o samba como temática de estudo e atuação, a equipe PET o inscreve como um importante elemento cultural da formação social brasileira, ou seja, uma expressão artístico-cultural que nos corporifica enquanto classe trabalhadora e nação. O resultado deste percurso interventivo foi a potencialização da formação crítica, interdisciplinar e generalista da equipe a partir da atuação e reflexões advindas das quatro áreas de formação dos bolsistas que compõem o PET, ressaltando-se a importância da extensão universitária e seu enraizamento no território para tanto.
Referências
BRAZ, M. Samba, cultura e sociedade: sambistas e trabalhadores entre a "questão social" e a questão cultural no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2011.
MINTZBERG, H. Structure in fives: designing effective organizations. 1. ed. Englewood Cliffs: Pearson, 1992.
MUNIZ SODRÉ. Samba o dono do corpo. [s.l.] Mauad Editora Ltda, 2015.
NEVES, Victor. Premissas. In: Samba, cultura e sociedade: sambistas e trabalhadores entre a “questão social” e a questão cultural no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
NICOLAU, Diego. Das Minas e Gerais nasceu um povo chamado mineiros. Letra de música. Disponível em: https://www.brasilcarnaval.com.br/escolas/belohorizonte/cidade.htm. Acesso em: 29 jul. 2025.
Copyright (c) 2025 Kathiuça Bertollo, Camile Moreno Parente Ribeiro, Carmen Maria Caio Gomes, Clara Kefi de Barros Pinto, Geovana Cristina da Silva, Jeferson Costa Lima, Nadderson Otávio Fernandes, Tamires Assunção Fernandes

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).