Entre linhas e saberes
Experiências de troca e criação coletiva na extensão universitária
Resumo
O presente relato de experiência apresenta a construção coletiva de uma exposição que teve como temática o trabalho, o corpo, a troca de saberes e o processo criativo. O evento foi realizado com a participação de 20 bordadeiras do coletivo Associação das Senhoras Artesãs (ASA), da comunidade local, bem como de 5 discentes, 1 docente e 1 técnico administrativo em educação (TAE) da UFOP. O coletivo, que integra o projeto de extensão "Mulheres de ASAs " foi selecionado para participar da programação cultural do Festival de Inverno 2024, por meio da criação de uma exposição e do desenvolvimento de um curta-metragem. Essa experiência possibilitou aos seus integrantes refletirem sobre os múltiplos saberes que cada um, de forma singular, possui, além de evidenciar a importância da transversalidade na troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a comunidade local. Dessa forma, contribuiu para a valorização da cultura e para o reconhecimento da relevância da extensão universitária na formação dos discentes.
Referências
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: COOPMED, 2010.
GADOTTI, M. Extensão Universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, [s.l.: s.n.], 2017.
MINAYO, M. C. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2007.
PINHEIRO, J. V.; NARCISO, C. S. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, p. 56-68, 2022. DOI: <10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993>.
SANTOS, M. P. dos. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão, v. 8, n. 2, p. 154-163, 2012.
Copyright (c) 2025 Tays Torres Ribeiro das Chagas, Bernardo Almeida Rocha, Edson Fialho de Rezende

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).