Universidades como promotoras da sustentabilidade
Resumo
A pesquisa realiza uma revisão sistemática da literatura (RSL), adotando uma abordagem qualitativa e exploratória-descritiva, investigando iniciativas voltadas à otimização de recursos, redução de impactos ambientais e promoção de uma cultura alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de gestão ambiental e educação para a sustentabilidade presentes na literatura acadêmica, e identificar ações alinhadas à sustentabilidade na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os artigos analisados destacam práticas como eficiência energética, gestão de resíduos, logística reversa e educação ambiental. A RSL identificou que universidades têm implementado ações sustentáveis, integrando ensino, pesquisa e extensão, como a instalação de painéis solares e programas de reciclagem. No caso da UFOP, as ações do Grupo de Gestão de Resíduos da Universidade Federal de Ouro Preto (GRUFOP) demonstram como a gestão de resíduos pode ser aprimorada na prática, reforçando a necessidade de engajamento institucional na construção de um campus mais sustentável. O estudo também aponta desafios na adoção de tecnologias emergentes e na formulação de políticas sustentáveis. Conclui-se que as universidades nos países abordados possuem grande potencial para inovação em sustentabilidade e para formar profissionais comprometidos com a Agenda 2030. O trabalho reforça a necessidade de pesquisas futuras que aprofundem o papel das instituições de ensino superior na promoção da sustentabilidade, com ênfase no contexto de Brasil e Portugal.
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