Saberes em movimento

Proposta pedagógica da "Trilha da Agroecologia 2025/1" do CRESAN-BH

  • Kerley dos Santos Alves
  • Áurea Lana Leite Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional
  • Elza Russo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional
Palavras-chave: Agroecologia, Educação Popular, Segurança Alimentar e Nutricional, Diálogo de Saberes, CRESAN

Resumo

Este artigo analisa a estrutura, o conteúdo e a proposta pedagógica do curso "Trilha da Agroecologia 2025/1", oferecido pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) da Prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia combina a análise documental do cronograma oficial do curso com um relato de experiência, a partir da vivência como participante. A análise está estruturada em cinco eixos temáticos que revelam a lógica do curso: os fundamentos técnicos e o solo vivo; a conexão com o território, a ancestralidade e as lutas sociais; as práticas e vivências em campo; a inserção nos sistemas alimentares e políticas públicas; e a integração com a saúde, a arte e a cultura. Conclui-se que a força da "Trilha" reside na sua capacidade de promover um intenso diálogo de saberes – científico, popular, tradicional e ancestral – e na sua metodologia territorializada, que conecta teoria e prática de forma indissociável. O curso se revela não apenas como uma formação técnica, mas como uma potente ferramenta de educação popular e de construção de uma cidadania biocultural, fundamental para o futuro de cidades mais sustentáveis.

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Publicado
2025-07-31
Como Citar
Alves, K. dos S., Leite, Áurea L., & Russo, E. (2025). Saberes em movimento: Proposta pedagógica da "Trilha da Agroecologia 2025/1" do CRESAN-BH. Além Dos Muros Da Universidade, 10(3), 22-33. https://doi.org/10.70615/alemur.v10i3.8123
Seção
Relatos de experiência ou Comunicação