Saberes em movimento
Proposta pedagógica da "Trilha da Agroecologia 2025/1" do CRESAN-BH
Resumo
Este artigo analisa a estrutura, o conteúdo e a proposta pedagógica do curso "Trilha da Agroecologia 2025/1", oferecido pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) da Prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia combina a análise documental do cronograma oficial do curso com um relato de experiência, a partir da vivência como participante. A análise está estruturada em cinco eixos temáticos que revelam a lógica do curso: os fundamentos técnicos e o solo vivo; a conexão com o território, a ancestralidade e as lutas sociais; as práticas e vivências em campo; a inserção nos sistemas alimentares e políticas públicas; e a integração com a saúde, a arte e a cultura. Conclui-se que a força da "Trilha" reside na sua capacidade de promover um intenso diálogo de saberes – científico, popular, tradicional e ancestral – e na sua metodologia territorializada, que conecta teoria e prática de forma indissociável. O curso se revela não apenas como uma formação técnica, mas como uma potente ferramenta de educação popular e de construção de uma cidadania biocultural, fundamental para o futuro de cidades mais sustentáveis.
Referências
ALTIERI, M. A. *Agroecologia: as bases científicas para uma agricultura sustentável*. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília, DF: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.
CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (CONSEA). A segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada no Brasil: relatório da III Conferência Nacional de SAN. Brasília, DF: CONSEA, 2007.
FERREIRA, A. P. et al. Circulador de saberes: metodologias participativas e práticas agroecológicas. Belo Horizonte, MG: Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, 2024.
FERREIRA, M. C.; TOLEDO, N. M. V. Plantas alimentícias não convencionais (PANC): uso em formulações de tortas salgadas e avaliação da aceitação sensorial. In: SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 7., 2020. Anais eletrônicos [...]. [S. l.], 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONÇALVES, J.; SOUZA, M. A. de. Da informação à ação: lições do projeto Lixo Zero Santa Tereza em Belo Horizonte, MG. Diálogos Socioambientais, v. 8, n. 21, p. 92–101, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/article/view/1188. Acesso em: 4 jul. 2025.
MOUGEOT, L. J. A. Urban agriculture: definition, presence, potentials and risks. In: BAKKER, N. et al. (Org.). Growing cities, growing food: urban agriculture on the policy agenda. Feldafing: DSE, 2000. p. 1-42.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Programação - Trilha da Agroecologia 2025/1. Belo Horizonte: CRESAN, 2025. (Documento de circulação interna). Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/seguranca-alimentar-nutricional/gastronomia-e-qualificacao-profissional/trilhas-agroecologia. Acesso em: 10 jul. 2024.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Projeto Poliniza BH. [S. l.]: Prefeitura de Belo Horizonte, [s. d.]. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/pbh-inaugura-meliponarios-do-projeto-poliniza-bh-que-preserva-abelha-sem-ferrao. Acesso em: 4 jul. 2025.
PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Trilha da Agroecologia. [S. l.]: Prefeitura de Belo Horizonte, [s. d.]. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/seguranca-alimentar-nutricional/gastronomia-e-qualificacao-profissional/trilhas-agroecologia. Acesso em: 4 jul. 2025.
PRIMAVESI, A. M. Curiosidades: a vida do solo. [S. l.]: Ana Maria Primavesi, [s. d.]. Disponível em: https://anamariaprimavesi.com.br/curiosidades/. Acesso em: 3 jul. 2025.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, ano 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos, n. 79, p. 71-94, 2007.
Copyright (c) 2025 Kerley dos Santos Alves, Áurea Lana Leite, Elza Russo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).