Quitandas e quitandeiras de Antônio Pereira:
histórias de superação e livro de receitas
Resumo
Este artigo relata a experiência de um projeto de extensão universitária no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais, uma comunidade marcada pela dependência econômica e pelos impactos socioambientais da mineração. Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local e a segurança alimentar, o Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (NEPANE/UFOP) estabeleceu parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras (Empreendelas). A metodologia de atuação, entre 2022 e 2024, envolveu a realização de oficinas de produção de quitandas e capacitações em boas práticas de manipulação de alimentos. Como resultado central, a parceria culminou na elaboração do livro de receitas “Quitandas e quitandeiras de Antônio Pereira”, em 2025. O livro representa mais do que um registro técnico; ele valoriza a jornada, os saberes tradicionais e a memória afetiva das mulheres quitandeiras, configurando-se como uma ferramenta de resgate cultural e de empoderamento feminino e social na busca por alternativas econômicas.
Referências
ASSIS, A. D. de; VIEIRA, S. M. Quitandas e quitandeiras de Antônio Pereira: livro de receitas. Ouro Preto: Edição do Autor, 2025. E-book. ISBN 978-65-01-47406-9. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ikzXYT6qEPPoKxSWWNLdUN3ovm9sZi9r/view?usp=drive_link. Acesso em: 02 nov. 2025.
ASSIS, A. D. de et al. De mãos dadas com Antônio Pereira: acolhimento e empoderamento dos moradores e moradoras para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto, Minas Gerais. Além dos Muros da Universidade, v. 9, n. 2, p. 137-156, 2024.
ASSIS, A. D. de; QUINTINO, S. H. (Orgs.). "De volta ao Bonfim do Mato dentro": guia histórico, ambiental e afetivo do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG. 1. ed. Ouro Preto: UFOP, 2025. v. 1. 15 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1daoYdWgT1TKrs3K6UX9i4RcxyV6PsZ-b/view?usp=drive_link . Acesso em 21 de set de 2025.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2018. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 nov. 2025.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SILVA, A. L.; MENDES, J. C.; CESARIO, M. de C. Empreendedorismo. 1. ed. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2023. 122 p.
Copyright (c) 2026 Bruna Alcântara Assis da Conceição, Camila Moura Linhares, Débora dos Santos Mendes, Luísa Mara Silva Amaral, João Carlos Viana Malta, Ramon Moreira de Azevedo, Zamara Vieira Vital, Ana Beatriz Vieira Barbosa, Gabriel Vasconcelos Gonçalves, Letícia Xavier Donato, Paola Rezende do Nascimento Pedrosa, André Luís Silva, Lucas Coutinho Figueira Pinto, Aisllan Diego de Assis, Patrícia Aparecida Pimenta Pereira, Silvia Mendonça Vieira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).


