ECONOMIA SOLIDÁRIA E PROJETOS SOCIAIS ATRAVÉS DO EXTENSIONISMO UNIVERSITÁRIO
Resumo
Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido com as vítimas do rompimento da barragem de rejeito da Samarco e apresenta-se sua importância como ação extensionista. O trabalho desenvolvido proporcionou uma forma de aproximação e criação de elos sociais com os envolvidos direta e indiretamente a esse acontecimento de grande impacto na região de Mariana – Minas Gerais. Apesar de ser um projeto em andamento, é visível a necessidade de uma continuidade desse trabalho, na busca por uma ajuda constante e efetiva a essas pessoas. O resultado almejado foi o estreitamento de vínculos entre a comunidade e os programas de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Ouro Preto.
Referências
BUTTENBENDER, Pedro Luís. FUNDAMENTOS DO COOPERATIVISMO. Coleção educativa a distância Unijuí. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/123456789/186. Acesso em 11 jan. 17
CANTALAPIEDRA, Santiago Álvarez. Potencialidades y desafíos de la economía solidaria. Papeles de relaciones ecosociales y cambio global, Nº 110, 2010, pp. 5-8
DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio. A QUESTÃO DA HABITAÇÃO POPULAR. IBEP, 2015, Curitiba-Paraná; Aceso em 11 jan. 17
GAIGER, Luiz Inácio Germany. A Economia Solidária diante do modo de produção capitalista. CADERNO CRH, Salvador, n. 39, p. 181-211, jul./dez. 2003.
ROSENFIELD, Cinara. A AUTOGESTÃO E A NOVA QUESTÃO SOCIAL. Revista Civitas v. 3, n° 2, jul-dez 2003, p. 395-415
SANTOS, Marcos Pereira dos. Extensão Universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG. 2014, v. 11, n.18, p.154-163.Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/4547/3091>. Acesso em: 05 jan. 2017.
Sobre nós. NuCat online: construindo competências. Disponível em:
Acesso em: 07 jan. 17.
SUGAHARA, Cibele Roberta. A extensão universitária como ação socioeducativa. Conexão UEPG, Ponta Grossa/PR, v. 8, n. 2, p. 164-169. 2012. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/4548> Acesso em: 05 jan. 2017.
Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados.
Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.
A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).