Roteiro pedagógico para o projeto integrador interdisciplinar “Nessa rua tem um bosque”

Resumen

Guión pedagógico para el proyecto integrador interdisciplinario “hay un bosque en esta calle”

 

Resumen 

Este artículo presenta un producto educativo desarrollado para el 3° año de la enseñanza media, visando el protagonismo de los jóvenes, dirigido a las asignaturas de Ciencias Naturales y sus Tecnologías, con una parte dedicada al docente y otra al alumno, evidenciando aspectos de interpretación ambiental en fragmentos bosques urbanos. Los estudiantes deben ser capaces de identificar una pregunta orientadora, utilizar pasos de investigación, discutir en grupos, realizar actividades prácticas y presentar soluciones a esta pregunta, de manera interdisciplinaria. Los métodos incluyen 6 pasos a realizar, dentro y fuera del ámbito escolar, con la producción de un conjunto de actividades. Los resultados buscan la comprensión por parte de los estudiantes de temas relacionados con la conservación de fragmentos de bosque urbano, la importancia de los servicios ecosistémicos para la biodiversidad y las consecuencias de su degradación. El proyecto puede orientar a los profesores de Biología, Química y Física a desarrollar sus contenidos en la práctica, de manera estimulante para los estudiantes.

 

 

Palabras clave: ciencias naturales y sus tecnologías. fragmentos de bosque urbano.

Citas

ALFFONSO, C. M. Práticas inovadoras no ensino de ciências e biologia: diversidade na adversidade. Revista Formação e Prática Docente, n. 2, 2019.

ALVAREZ, A. M. Processamento auditivo: fundamentos e terapias. São Paulo: Lovise, 2000.

ANDRADE, R. da S.; VIANA, K. da S. L. Atividades experimentais no ensino da química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, p. 507-522, 2017.

BARROS, Y.; KOTZ, A.; REGINATO, T.; FOSTER, V.; DIAS, J.; FALCÃO, C.; BAPTISTON, I.; PAVIOLO, A.; DE ANGELO, C.; FELICIANI, F. Bichos do Parque Nacional do Iguaçu: a vida no seu quintal. Brasília, DF: Fundo Mundial Para a Natureza, 2021.

BRASIL. Lei nº 9.985, de 18 de Julho de 2000. Regulamenta o artigo 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente, Brasília. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/ecossistemas-1/conservacao-1/servicos-ecossistemicos/servicos-ecossistemicos-1 Acesso em 23 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAETANO, A. C., GOMES, B. N., JESUS, J. S., GARCIA, L. M., & REIS, S. D. (2018). Interpretação ambiental nas unidades de conservação federais. Brasília: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/component/k2/item/15320-servi%C3%A7os-ecossist%C3%AAmicos.html Acesso em 23 abr. 2022.

CECÍLIO, C. Educação Midiática e BNCC: saiba como aplicar com a sua turma. NOVA ESCOLA. 08/10/2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18420/como-trabalhar-educacao-midiatica-em-sala-de-aula Acesso em 20 abr. 2022.

CORREA, M. S. ALDÉ, L. Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu. Cascavel, PR: Tuicial, 2009.

CRESTANA, M. S. M. et al. Árvores e cia. Campinas: CATI, 2007.

CRUZ, B. P. da et al. O projeto integrador no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Itaperuna, RJ: uma experiência em integração e interdisciplinaridade. Educação & Tecnologia, [S.l.], v. 20, n. 2, jan. 2019. ISSN 2317-7756. Disponível em: https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/726/599 Acesso em: 14 out. 2022.

DE AVILA, A. M. H. et al. Climatic restrictions for maximizing soybean yields. A Comprehensive Survey of International Soybean Research-Genetics, Physiology, Agronomy and Nitrogen Relationships (Ed. Board, JE). InTech, Rijeka, Croatia, p. 367-375, 2013.

DIAS, B.F.S. Prefácio. Conectando prioridades globais – biodiversidade e saúde humana: uma revisão do conhecimento atual. Versão livre em português. Rio de Janeiro, 2015.

FARIAS, B. M. N. Manual de demonstrações experimentais simples para aulas de Física. UFERSA, 2019. Disponível em:
https://mnpes.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/94/2020/04/MANUAL-DE-DEMONSTRA%C3%87%C3%95ES-DE-DEMONSTRA%C3%87%C3%95ES-SIMPLES-PARA-AULAS-DE-F%C3%8DSICA.pdf Acesso em: 25 abr. 2022.

FERREIRA, L. VALLE et al. O efeito da fragmentação e isolamento florestal das áreas verdes da região metropolitana de Belém. Pesquisas, Botânica, v. 63, p. 357-367, 2012.

FIFE/FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS. PIBID/CAPES. Sugestões de aulas práticas a serem desenvolvidas para o ensino de Ciências Naturais e Biologia. 2017. Disponível em: https://www.fef.br/upload_arquivos/geral/arq_5aba3c3cbd47f.pdf Acesso em: 24 abr. 2022.

ICMBio - INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Diretoria de Unidades de Conservação e Vida Silvestre. Parque Nacional do Iguaçu. Brasília, 2000. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/ Acesso em: 16 abr. 2021.

KALIL, P.; BOJARCZUK. T. Árvore, ser tecnológico. 2014. Disponível em: https://arvoresertecnologico.tumblr.com/ Acesso em: 22 set. 2022.

KARNAL, L. Entender como cada rede social funciona – Hamlet e o Mundo Como Palco. 10/04/2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JNn8jNEalso Acesso em 12 set. 2022.

LI, Q. et al. Efeito do fitonídio de árvores na função das células assassinas naturais humanas. Revista internacional de imunopatologia e farmacologia, v. 22, n. 4, pág. 951-959, 2009.

LOPES, A.; CAVALCANTE, M. A. da S.; ANDRADE OLIVEIRA, D.; HYPÓLITO, A. M. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2014.

MEDEIROS, D. M. da S; HAYDU, V. B. Interpretação Ambiental à luz dos princípios da Análise do Comportamento: contribuições para Educação Ambiental. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 9, n. 1, p. 43-59, 2018.

MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.


MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, v. 2, p. 4-30, 2007.

MÜLLER, M. G.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Inovação na prática docente: um estudo de caso sobre a adoção de métodos ativos no ensino de Física universitária. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Pontevedra, Espanha. Vol. 17, no. 1 (2018), p. 44-67, 2018.

MUÑOZ, A. M. M.; DE FREITAS, S. R. Importância dos Serviços Ecossistêmicos nas Cidades: Revisão das Publicações de 2003 a 2015. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 6, n. 2, p. 89-104, 2017.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida. Londrina: Midiograf, v. 3, p. 278, 2001.

((O)) ECO. O que é Fragmentação. Dicionário Ambiental. Rio de Janeiro, jan. 2014. Disponível em: Acesso em: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27923-o-que-e-fragmentacao/ Acesso em: 24 abr. 2022.


PANDO, D. A. Comunicação científica no contexto da Web 2.0: considerações sobre o uso de blogs como repositórios de informações científicas. Ibersid: revista de sistemas de información y documentación, v. 8, p. 131-136, 2014.

PIFFERO, E. de L. F. et al. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa, 2020.

PROJETO RESERVAS ECOFUTURO. Nosso ambiente: 10 anos educando na natureza. 2021. Disponível em: http://www.ecofuturo.org.br/blog/projeto/reservas-ecofuturo/ Acesso em 22 abr. 2022.

SENICIATO, Tatiana; CAVASSAN, Osmar. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 10, p. 133-147, 2004.

SILVA, A. L. da et al. Classificação de fragmentos florestais urbanos com base em métricas da paisagem. Ciência Florestal, v. 29, p. 1254-1269, 2019.

SILVÉRIO NETO, R. et al. Caracterização da cobertura florestal de unidades de conservação da Mata Atlântica. Floresta e Ambiente, v. 22, p. 32-41, 2015.

SIQUEIRA, J. M.; CARVALHO, A. B. G. A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA BNCC VIA EAD. In: Anais do CIET: EnPED: 2020 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2020.

SOUZA, F. das C. S.; DOS SANTOS, L. A. da S. Projeto integrador no IFRN: uma análise da política de currículo à luz do projeto político-pedagógico. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 5, n. 12, 2019.

TILDEN, F. Interpreting Our Heritage. 3. ed. Chapel Hill: The University Of North Carolina, 1977.

UNICAMP. Sobre direitos autorais e licenças de uso de imagens nos blogs. 2016. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/blogando/direitos-autorais-de-imagens/ Acesso em 10 set. 2022.

VIEIRA DA LUZ, A. J. R. et. al. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- CAMPUS CAXIAS. 2018. Apostila de roteiros experimentais de Química Geral. Disponível em: https://caxias.ifma.edu.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/08/Apostila-QUIM_GERAL_EXP-I_v1.pdf. Acesso em 25 abr. 2022.

WHITE, M.P.; ALCOCK, I.; GRELLIER, J. et al. Passar pelo menos 120 minutos por semana na natureza está associado à boa saúde e bem-estar. Sci Rep 9, 7730 (2019). Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41598-019-44097-3 Acesso em: 14 out. 2022.
Publicado
2023-07-13
Cómo citar
Puerari, I. F., Câmara, C. D., & Lowe Pletsch , A. (2023). Roteiro pedagógico para o projeto integrador interdisciplinar “Nessa rua tem um bosque”. Além Dos Muros Da Universidade, 8(2), 19-49. Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/6836