O primeiro museu e as pioneiras intervenções de restauro em Ouro Preto: Vicente Racioppi e Gustavo Barroso

  • Marco Antonio Leite Brandão UFOP/ALUNO
  • Célio Machado Alves Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

O primeiro museu ouro-pretano, criado por Vicente Racioppi (1886-1973), junto ao Instituto Histórico e Geográfico de Ouro Preto (IHOP), é um fato pouco conhecido e destacado, apesar de ser uma página singular da história local. A “Casa de Gonzaga” que sedia o Arquivo Municipal de Ouro Preto (AMOP) e a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Ouro Preto (STICOP) ocupa atualmente as instalações onde o IHOP e o 1º museu ouro-pretano foram instalados e não informa qualquer referência sobre este fato. E trata-se de um dos “lugares de memória” do Centro Histórico de Ouro Preto muito visitado pelos turistas tendo como referência a perenidade da referência ao poema “Marília de Dirceu”, escrito pelo inconfidente Tomas Antonio Gonzaga (1744-1810), clássico da literatura brasileira; e pelos pesquisadores que se valem do acervo do AMOP. Contemporâneo a Racioppi tem-se a atuação de Gustavo Barroso (1888-1959) que efetivamente implementa na “cidade sagrada” pioneiras intervenções governamentais (estadual e federal) de preservação do patrimônio histórico. Também o governo municipal de João Veloso (1860-1954) tomou pioneiras medidas legais para a preservação. O objetivo deste trabalho é revisitar este fato e apresentar como sugestão a criação de uma exposição permanente na “Casa de Gonzaga”, através das inúmeras fotos existentes que ilustram este artigo, e assim, além de se criar mais uma “atração”, valorizar ainda mais aquele edifício-ícone de Ouro Preto.

Biografía del autor/a

Célio Machado Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor de magistério superior da Universidade Federal de Ouro Preto, no curso de Museologia, no qual ministra as disciplinas relacionadas à História da Arte. Tem experiência na área de História, com ênfase em história da arte mineira, atuando principalmente nos seguintes temas: barroco mineiro, arte colonial, pintura colonial, atribuição artística e artes plásticas.

Citas

Trabalho com orientação Dr Célio Machado Alves
Publicado
2023-07-14
Cómo citar
Brandão, M. A. L., & Alves, C. M. (2023). O primeiro museu e as pioneiras intervenções de restauro em Ouro Preto: Vicente Racioppi e Gustavo Barroso. Além Dos Muros Da Universidade, 8(2), 50-70. Recuperado a partir de https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/6848