Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Além dos Muros da Universidade (Alemur) é uma revista científica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ela busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre  água, mulheres e educação. Esses temas podem ser resultantes de pesquisas, trabalho de extensão, ensaios teóricos ou discussões atuais inéditas. Também aceitam artigos de revisão sobre os temas citados acima. Publicam-se textos em Português, Espanhol ou Inglês.

Os artigos científicos devem ter um mínimo de 10 e um máximo de 25 páginas.

A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado a ele, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

Política de cobrança de taxas

A Alemur não realiza cobrança de taxa aos autores (não cobra taxa de submissão, processamento e publicação - também nomeadas como APC,  article processing charge), assim como não realiza cobrança para acesso ao conteúdo.

Periodicidade

A partir de 2021: semestral;

Até 2020: anual.

Política de autoria e multiautoria

Os autores são totalmente responsáveis pelo conteúdo dos manuscritos submetidos.

Os manuscritos que possuírem mais do que um autor deverão incluir, no momento da submissão, todos seus nomes na “Lista de Coautores” (no próprio sistema). Todos os autores são responsáveis igualmente e concordam integralmente com o conteúdo submetido e/ou publicado.

A natureza da contribuição de cada um dos autores deverá ser especificada através dos critérios de contribuição do CRediT (https://credit.niso.org/). Esta informação deverá ser enviada, conforme orientações da seção Submissão. Enfatiza-se que nem todas as pesquisas terão os 14 papéis do CRediT, assim como um autor, no geral, desempenha mais do que apenas 1 papel. Todos os autores devem participar/concordar com a versão final do manuscrito (requisito obrigatório para autoria). Os autores deverão declarar, pelo menos e obrigatoriamente, a participação nos papéis abaixo:

* Conceptualização;

* Investigação;

* Escrita (versão inicial do manuscrito);

* Escrita (versão final do manuscrito).

Política de avaliação de manuscritos

A Alemur realiza a avaliação do manuscrito através da modalidade: duplo cego (double blind). O tempo de duração médio do processo, desde a submissão até aprovação ou rejeição do manuscrito, é de 2-4 meses.

Antes de iniciar o processo de avaliação será verificado se o manuscrito cumpre as exigências formais definidas pelo periódico. Caso não cumpra, será rejeitado na entrada (desk reject). Em seguida, será verificado se o manuscrito está dentro do foco e escopo do periódico, caso não esteja, será rejeitado na entrada (desk reject)

Para cada manuscrito recebido serão designados pelo menos 2 avaliadores do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. Os avaliadores elaborarão um parecer sobre o manuscrito, cuja fundamentação servirá de subsídio para o editor. Caberá, exclusivamente, ao editor responsável pela avaliação daquele manuscrito a deliberação. Os resultados possíveis para a avaliação são: 

  • Aceitar (publicação conforme apresentado);
  • Revisões requeridas (com adequações);
  • Submeter a nova rodada (novo processo de avaliação, por avaliadores diferentes);
  • Rejeitar (recusa para publicação).

Ao encaminhar o resultado aos autores, nos casos de solicitação de alterações, será informado o prazo máximo para que as modificações sejam realizadas. A depender das modificações solicitadas, o manuscrito poderá ser submetido a uma nova rodada de avaliação. O editor responsável pela avaliação poderá definir quantas rodadas de avaliação considerar necessárias para o aprimoramento do texto.

Política de direitos autorais, licenciamento e acesso aberto

Os autores mantém os direitos autorais dos documentos publicados na Alemur e cedem à revista o direito de publicação dos texto e seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e seus metadados. 

Todos os documentos publicados são distribuídos em acesso aberto, nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados; garantindo uma ampla disponibilização do conhecimento científico e democratização do acesso.

Política de verificação de similaridade (antiplágio)

A Alemur realiza o procedimento de verificação de similaridade dos manuscritos submetidos com o software CopySpider. Esta política insere-se no âmbito de menções adequadas aos trabalhos de terceiros e do combate às práticas de plágio (e de autoplágio ou reuso de textos sem a devida citação). Este procedimento, que ocorre ao longo do processo editorial, visa garantir que todas as apropriações de textos de terceiros estejam corretamente marcadas na versão a ser publicada, tal qual espera-se nos produtos acadêmicos.

Caso mostre-se necessário, serão solicitadas explicações adicionais aos autores, referente aos resultados dos relatórios de similaridade. Nestas situações serão adotados os seguintes procedimentos: 

  • Solicitar explicações adicionais, junto a todos os autores que assinam o manuscrito, referente a problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito;
  • Havendo o esclarecimento das dúvidas, o manuscrito seguirá no processo da avaliação ou processamento editorial;
  • Caso as dúvidas não sejam sanada adequadamente, a avaliação ou processamento editorial serão suspensos e caberá ao Editor-Chefe, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito; 
  • Será garantido, em todas as etapas, a ampla manifestação por parte dos autores do texto. 

Em caso de dúvidas, por parte dos autores, recomendamos a consulta aos seguintes materiais:

Política de autoarquivamento

A Alemur não só autoriza como incentiva que os autores e as equipes técnicas de repositórios digitais e outras bases de dados não comerciais depositem cópias dos artigos publicados em blogs pessoais, sites profissionais e locais semelhantes (sempre oferecendo a referência detalhada do documento), nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).

Ciência Aberta

A Alemur reconhece e valoriza os princípios de ciência aberta, considerando como marco a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta e seus desdobramentos. A equipe editorial está analisando como implementará suas dimensões para além da política de acesso aberto já adotada e declarada pela revista.

Declaração de Ética e Boas Práticas na publicação

Editores e membros do Conselho Editorial são responsáveis por:

  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da Alemur para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio;
  • Instruir Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da Alemur, submissão, avaliação e encaminhamentos;
  • Garantir um processo anônimo de avaliação dos manuscritos (double-blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais;
  • Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem;
  • Realizar uma adequada seleção dos avaliadores;
  • Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados;
  • Assegurar que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores;
  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE);
  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa;
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais;
  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores;
  • Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.

Avaliadores membros do Conselho Científico ou do corpo de Pareceristas ad hoc são responsáveis por:

  • Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo;
  • Recusar o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse;
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciais, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações;
  • Comunicar os Editores sobre a identificação de violação de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio;
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoalidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

Autores são responsáveis por:

  • Conhecer foco, escopo e concepção da Alemur, bem como as diretrizes para submissão;
  • Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para um dos campo do escopo da Alemur;
  • Garantir que o artigo submetido é original e quando se tratar de ampliação de trabalho publicado em anais de evento científico, assegurar consistente abordagem e significativa análise;
  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico;
  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos;
  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando-se as fontes de excertos de outras produções;
  • Garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do mesmo;
  • Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo;
  • Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.

Aprovação em Comitê de Ética (para quaisquer pesquisas que envolvam seres humanos)

Sempre que a pesquisa envolver seres humanos (direta ou indiretamente) os autores do manuscrito deverão, OBRIGATORIAMENTE, informar à equipe editorial quanto à submissão e a aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa. No caso brasileiro, os autores deverão seguir as diretrizes dos documentos Resolução 466 de 2012, Resolução 510 de 2016 e demais orientações do CONEP, a depender da natureza da pesquisa. Os autores estrangeiros deverão seguir as orientações dos comitês de ética do país de sua instituição e informar isto às equipes editoriais.

O não atendimento a esta exigência  e/ou no fornecimento de informações adicionais, que possam ser solicitadas pela equipe editorial, acarretará na rejeição do manuscrito.

Diretrizes de conflito de interesse

Quando os autores submetem um manuscrito são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos/apoio financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. As contribuições de pessoas que são mencionadas nos agradecimentos por sua assistência na pesquisa devem ser descritas e o seu consentimento para a publicação deve ser documentado. 

Nesse sentido, é obrigatório que a autoria do manuscrito declare a existência ou não de conflitos de interesse no momento da submissão, que o parecerista faça o mesmo no momento de aceitação da avaliação do conteúdo do artigo - ambos os grupos ao Editor -, bem como os Editores, perante o seu Conselho Editorial.