O mundo como palco

re-presentação e teatralidade no retrato de Dom Frei Manoel da Cruz

  • Suianni Cordeiro Macedo Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Resumen

A grande distinção do bispo dentro da sociedade colonial revela-se pela festa realizada por motivo de sua chegada e perpetua-se no retrato executado para representá-lo. O retrato de Dom Frei Manoel da Cruz revela-se um elemento importante e em vários aspectos singular para compreender os anseios e expectativas da sociedade mineira setecentista. Além disso, enquanto parte significativa da história colonial brasileira, indicia o desenvolvimento da arte do retrato e seu envolvimento com o Barroco europeu. Compreender o papel e os significados que o retrato assume é, também, compreender as funções atribuídas às imagens de autoridades na sociedade colonial. O retrato torna-se capaz de multiplicar e ampliar o personagem.A autoridade presentifica-se em múltiplos espaços e seu poder consolida-se e convence o espectador.

Publicado
2007-03-31
Sección
Artigos livres