Por uma teoria da literatura infantil: o caso Peter Hunt
Palavras-chave:
Literatura infantil, Teoria da literatura, Peter Hunt
Resumo
Primeiro especialista em literatura infantil a ser nomeado professor titular de uma universidade britânica, a saber, a Cardiff University, Peter Hunt, quando escolheu a literatura infantil e juvenil para tema de seu PHD, ouviu o comentário de seu orientador de que aquilo não era assunto sério o suficiente. Eram os anos de 1980, não existia na Grã-Bretanha uma crítica literária especializada, que fosse dedicada à analise da produção dos livros infantis e juvenis. Desde então, Peter Hunt dedica-se a pensar, crítica e teoricamente, a literatura infantil. Nesse sentido, este artigo propõe-se estudar as questões teórico-críticas, trazidas por Peter Hunt, com vistas a extrair uma teoria específica da literatura infantil. Ao se propor a estudar a literatura infantil por viés teórico e não histórico, cultural ou afetivo, o pesquisador inglês preocupa-se com questões como o conceito do objeto livro, a noção de leitor e de leitura (como uma criança produz sentido?) e principalmente a definição do que é literatura infantil. Tais questões são colocadas no âmbito mais amplo da teoria literária do século XX e é isso que as torna mais abrangentes e produtivas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.