Por uma teoria da literatura infantil: o caso Peter Hunt
Resumen
Primeiro especialista em literatura infantil a ser nomeado professor titular de uma universidade britânica, a saber, a Cardiff University, Peter Hunt, quando escolheu a literatura infantil e juvenil para tema de seu PHD, ouviu o comentário de seu orientador de que aquilo não era assunto sério o suficiente. Eram os anos de 1980, não existia na Grã-Bretanha uma crítica literária especializada, que fosse dedicada à analise da produção dos livros infantis e juvenis. Desde então, Peter Hunt dedica-se a pensar, crítica e teoricamente, a literatura infantil. Nesse sentido, este artigo propõe-se estudar as questões teórico-críticas, trazidas por Peter Hunt, com vistas a extrair uma teoria específica da literatura infantil. Ao se propor a estudar a literatura infantil por viés teórico e não histórico, cultural ou afetivo, o pesquisador inglês preocupa-se com questões como o conceito do objeto livro, a noção de leitor e de leitura (como uma criança produz sentido?) e principalmente a definição do que é literatura infantil. Tais questões são colocadas no âmbito mais amplo da teoria literária do século XX e é isso que as torna mais abrangentes e produtivas.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Sección
Artigos
La Revista Caletroscópio detendrá, por un periodo de tres años, los derechos autorales de todos los trabajos aceptados para publicación: artículos, reseñas, traducciones, etc. Salvo esa restricción, los trabajos están licenciados con la Licencia Creative Commons – Reconocimiento – NoComercial – SinObraDerivada 4.0 Internacional. Después de ese tiempo, caso el autor publique el texto, aunque sean hechos cambios en el original, se solicita que sea incluida, en nota a pie, la información de que una versión anterior del artículo fue publicada en la Revista Caletroscópio, presentando las referencias adecuadas.