Por uma teoria da literatura infantil: o caso Peter Hunt

  • LEONARDO FRANCISCO SOARES Professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Resumen

Primeiro especialista em literatura infantil a ser nomeado professor titular de uma universidade britânica, a saber, a Cardiff University, Peter Hunt, quando escolheu a literatura infantil e juvenil para tema de seu PHD, ouviu o comentário de seu orientador de que aquilo não era assunto sério o suficiente. Eram os anos de 1980, não existia na Grã-Bretanha uma crítica literária especializada, que fosse dedicada à analise da produção dos livros infantis e juvenis. Desde então, Peter Hunt dedica-se a pensar, crítica e teoricamente, a literatura infantil. Nesse sentido, este artigo propõe-se estudar as questões teórico-críticas, trazidas por Peter Hunt, com vistas a extrair uma teoria específica da literatura infantil. Ao se propor a estudar a literatura infantil por viés teórico e não histórico, cultural ou afetivo, o pesquisador inglês preocupa-se com questões como o conceito do objeto livro, a noção de leitor e de leitura (como uma criança produz sentido?) e principalmente a definição do que é literatura infantil. Tais questões são colocadas no âmbito mais amplo da teoria literária do século XX e é isso que as torna mais abrangentes e produtivas.

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