A poética da dissimulação: sobre a apropriação da história romana em um episódio de Dom Casmurro

  • Edson Martins Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Recepção dos clássicos, Massinissa, Tito Lívio, Machado de Assis, Dom Casmurro.

Resumo

Há um século, Dom Casmurro tem desafiado a crítica literária, suscitando novas leituras, sobretudo a partir do entendimento da obra machadiana como um espaço onde convivem múltiplas vozes, textos, personagens e autores do cânone ocidental, com os quais o autor conversa. Neste estudo, discuto a interpretação de uma passagem célebre e controversa: os medalhões romanos reconstruídos em semelhança aos da antiga casa da Rua Mata-Cavalos. Dos quatro personagens históricos antigos citados por Machado, centro minha atenção na figura de Massinissa. Na análise, proponho uma chave de leitura em que a narrativa da biografia do rei numida, a partir do relato de Tito Lívio, funcione como um palimpsesto, do qual se apropria, emulando-o, o romancista brasileiro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. v. 3. Poesia, Crônica, Crítica, Miscelânea e Epistolário. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
___. Obra completa. v. 1. Romances. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso em Dostoiévski. In: __. Problemas da poética de Dostoievski. Rio de Janeiro. Forense universitária, 2002, p. 157-238.
BRANDÃO, J. L. A Grécia de Machado de Assis. In: MENDES, Eliana Amarante de Mendonça; OLIVEIRA, Paulo Motta; BENN-IBLER, Veronika. O novo milênio: interfaces lingüísticas e literárias. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2001. p. 351-374.
CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
MARTINS, Edson Ferreira. Afrodite nos trópicos: a reescrita da cultura clássica no romance “A mão e a luva”, de Machado de Assis. In: Revista Rónai. Juiz de Fora, UFJF, v.3, n. 2, pp. 37-62, 2015.
____. Da Helena Grega à Helena Fluminense: Machado de Assis e a tradição clássica. In: O Eixo e a Roda. Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 255-272, 2016.
MARTINS, Edson Ferreira e OLIVEIRA, Fernando Teixeira. Félix ou o anti-Aquiles: diálogos entre Homero e Machado de Assis. In: Revista Rónai. Juiz de Fora, UFJF, v.4, n. 1, 2017. (no prelo)
MASSA, Jean-Michel. A biblioteca de Machado de Assis. In: __. JOBIM, José Luís (org.). A biblioteca de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Topbooks, 2001, p. 21-97.
REGO, Enylton de Sá. Machado de Assis, a sátira menipéia e a tradição luciânica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
ROCHA, João Cezar de Castro. Machado de Assis: por uma poética da emulação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SEVCENCKO, Nicolau. Troca de elite. Folha de S. Paulo, 30 de setembro de 2007. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs3009200701.htm Acesso em: 10 out. 2017.
TITO LÍVIO. Titi Liui ab urbe condita libri. Loeb Edition. Tranlated by B. O. Foster. Cambrigde, 1929.
Publicado
2018-09-20
Seção
Artigos - Dossiê