Há tão pouco a dizer: deslocamentos da memória em Dias felizes e Hamlet

  • Gleydson André da Silva Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Dias felizes, Deslocamentos da memória, Subjetividade

Resumo

Em Dias felizes, de Samuel Beckett, Winnie transforma-se subjetivamente. Enterrada em um deserto inóspito, cujo tempo parece suspenso, ela procura refúgio em si mesma. Contudo, está fadada ao fracasso, bem como à repetição incessante. Em meio ao mundo estático, sua subjetividade alterna-se, porém. No primeiro ato, Winnie apresenta-se forçosamente otimista, para em seguida, no segundo ato, entregar-se ao completo desalento. De uma transformação a outra, não só se modifica o estado de ânimo da protagonista, como também há um rearranjo de suas memórias. No presente estudo, discute-se os deslocamentos da memória em Dias felizes. Mais especificamente, o modo como as transformações subjetivas afetam consigo o registro do passado. A fim de melhor entender o fenômeno da corrosão subjetiva em cena, o drama Dias felizes é comparado a Hamlet, de William Shakespeare. Logo, este artigo analisa fenômenos da memória, resultantes das modificações incessantes que as personagens dramáticas sofrem no decorrer do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleydson André da Silva Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto
Mestre em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto. Pesquisa Teoria da Literatura e Estética.

Referências

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas: Editora Unicamp, 2011.

BADIOU, Alain. Pequeno manual de inéstética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

BARTHES, Roland. Escrever, verbo intransitivo? In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BECKETT, Samuel. Dias felizes. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Trad. Maria Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes Editores, 2005.

KNOWLSON, James. Dammed to fame: the life of Samuel Beckett. New York: Grove Press, 1996.

SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2010.

WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Publicado
2019-07-24
Seção
Artigos - Fluxo contínuo