Há tão pouco a dizer: deslocamentos da memória em Dias felizes e Hamlet
Abstract
Em Dias felizes, de Samuel Beckett, Winnie transforma-se subjetivamente. Enterrada em um deserto inóspito, cujo tempo parece suspenso, ela procura refúgio em si mesma. Contudo, está fadada ao fracasso, bem como à repetição incessante. Em meio ao mundo estático, sua subjetividade alterna-se, porém. No primeiro ato, Winnie apresenta-se forçosamente otimista, para em seguida, no segundo ato, entregar-se ao completo desalento. De uma transformação a outra, não só se modifica o estado de ânimo da protagonista, como também há um rearranjo de suas memórias. No presente estudo, discute-se os deslocamentos da memória em Dias felizes. Mais especificamente, o modo como as transformações subjetivas afetam consigo o registro do passado. A fim de melhor entender o fenômeno da corrosão subjetiva em cena, o drama Dias felizes é comparado a Hamlet, de William Shakespeare. Logo, este artigo analisa fenômenos da memória, resultantes das modificações incessantes que as personagens dramáticas sofrem no decorrer do tempo.
Downloads
References
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inéstética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BARTHES, Roland. Escrever, verbo intransitivo? In: O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BECKETT, Samuel. Dias felizes. Trad. Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Trad. Maria Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes Editores, 2005.
KNOWLSON, James. Dammed to fame: the life of Samuel Beckett. New York: Grove Press, 1996.
SHAKESPEARE, William. Hamlet. Trad. Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2010.
WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Trad. Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
The publication Caletroscopio shall retain for a period of three years all authorial rights for works accepted for publication: articles, reviews, translations, etc. Outside this restriction, these works are licenced through Licença Creative Commons-Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Upon expiry of this period, in the event that the author publishes the text, even when making alterations to the original, we would ask authors to include as a footnote, the information that a previous version of the article was published in the Revista Caletroscópio, citing the appropriate references.