O tratamento da variação linguística em postagens da página “Língua Portuguesa” na rede social Facebook
Resumo
Esse artigo discute o tratamento da noção de variação linguística em postagens da página “Língua Portuguesa”, na rede social Facebook, objetivando verificar como essa noção é concebida nesse espaço midiático. Pautamo-nos em teóricos dos seguintes campos: Linguística Aplicada (LA), Análise do Discurso (AD), Estudos Culturais e Sociolinguística. Da LA, mobilizamos as discussões de Moita Lopes (1999; 2011) sobre a concepção de Linguística Aplicada Indisciplinar e de Menezes et. all. (2011); da AD, apoiamo-nos no pensamento de Foucault (2008), acerca do conceito de sujeito; dos Estudos Culturais, discutimos, a partir de Hall (2006), a concepção de sujeito pós-moderno; e da Sociolinguística, trazemos as concepções de Tarallo (2006) sobre a relação entre língua e sociedade, de Bagno (1999) sobre preconceito linguístico e de Lucchesi (2015) sobre norma sociolinguística. Analisaremos 13 enunciados coletados na referida página. Concluímos que a apresentação do tema em pauta pela referida fanpage é de natureza normativa e prescritiva.
Downloads
Referências
CEZÁRIO, Maria Maura; VOTRE, Sebastião. Sociolinguística. In: MARTELOTA, Mário Eduardo (Org.). Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2008, p. 141-155.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a. 236 p.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LUCCHESI, Dante. Língua e sociedade partidas: a polarização sociolinguística do Brasil. São Paulo: Contexto, 2015.
MENEZES, Vera; GOMES, Iran Felipe; SILVA, Maria Morena. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. p. 25-50.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Fotografias da Linguística Aplicada no Campo de Línguas Estrangeiras no Brasil. D.E.L.T.A., Vol. 15, N.º ESPECIAL, 1999.
______. Da aplicação Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar (Orgs.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2011. p.11-24.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 8. Ed. São Paulo: Ática, 2007.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.