Crenças Linguísticas sobre o ensino de Língua Portuguesa no curso de Letras
Resumo
O estudo da Língua Portuguesa, em geral, ainda se ancora nos modelos normativos e metalinguísticos da gramática tradicional, pouco ajudando o aluno a desenvolver uma reflexão sobre a língua e suas estruturas. Tal panorama constitui um desafio a ser superado no processo de formação de professores. Assim, este trabalho pretende avaliar a expectativa dos estudantes do curso de Letras ao iniciarem seu percurso acadêmico. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido a partir da hipótese de que, para a maioria dos estudantes, o curso de Letras seria excessivamente purista em relação à língua e, portanto, este seria uma oportunidade para se apropriarem da norma-padrão, excluindo qualquer possibilidade de diversidade linguística. Participaram da pesquisa 48 estudantes do primeiro ano do Curso de Letras de uma univeridade pública do Paraná, aos quais foi apresentada a seguinte questão: “Por que você escolheu o curso de Letras?”. Os resultados demonstraram que há uma tendência, entre os informantes, em se associar o estudo da Língua Portuguesa ao ensino de gramática normativa.
Downloads
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.