O imperativo gramatical em gibis da Turma da Mônica: um estudo em tempo real

  • Anna Kesya Ferreira Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Aluiza Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Kethleen Claudino Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Sociolinguística variacionista, Imperativo indicativo, Gibis

Resumo

Este trabalho, embasado na Sociolinguística Variacionista, tem como objeto de estudo o uso do modo verbal imperativo na forma associada ao indicativo ou subjuntivo. Seu corpus é constituído por 23 gibis da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem. Os exemplares, coletados para este estudo, abrangeram as décadas de 80, 90 e a primeira e segunda década do século XXI. O objetivo deste trabalho é verificar quais variáveis interferem no uso do imperativo, analisando o fenômeno em narrativas de quadrinhos. Após a submissão dos dados ao software Goldvarb X, os resultados demonstraram uma diminuição expressiva do imperativo associado ao subjuntivo e o aumento do uso do imperativo na forma indicativa através das décadas. Além disso, o entendimento de como as diferentes gerações se expressam foi apontado como influenciador do aumento do uso da forma indicativa.

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Publicado
2019-12-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo