As contribuições de uma análise sociointeracional dos recursos corporais e verbais para a compreensão das formas de interagir de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo)

  • Caroline Paola Cots Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos/SP.
  • Fernanda Miranda da Cruz Docente do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos/SP.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo, multimodalidade, competência social, interação corporificada, corpo.

Resumo

 Neste artigo investigaremos a participação de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo em dois episódios de interação de brincadeiras familiares. Inscrevemo-nos em uma perspectiva corporificada para análise da interação social (STREECK, GOODWIN, LEBARON, 2011; MONDADA, 2016). Para a análise, nos voltamos para os recursos interacionais corporais mobilizados durante a interação. Discutimos o problema das relações entre língua, corpo e mundo material na agenda dos estudos linguísticos. Como resultado, demonstramos como essa perspectiva apresenta ganhos principalmente para análise de interações em que a linguagem verbal encontra-se ausente ou alterada, como é o caso do TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Paola Cots, Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus Guarulhos/SP.
Mestre em Letras: Linguística -  Linguagem e Cognição - pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, sob orientação da Profª. Drª. Fernanda Miranda da Cruz e com financiamento CAPES. Graduada em Letras Português - bacharelado e licenciatura - pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos. Atuou como pesquisadora de IC sob orientação da Profª. Drª. Fernanda Miranda da Cruz e com financiamento PIBIC e FAPESP.

Referências

AUBURN, Timothy & POLLOCK, Cristianne. Laughter and competence: children with severe autism using laughter to joke and tease. GLENN, Phillip. e HOLT, Elizabeth. Studies of Laughter in Interaction. London, Bloomsbury, p. 135-160, 2013.

BATESON, Gregory. Uma teoria sobre brincadeiras e fantasias (1972). RIBEIRO, Branca Telles e GARCEZ, Pedro M. (orgs) Sociolinguística Interacional. 2ª ed. São Paulo, Edições Loyola, p. 85-106, 2013.

COUDRY, Maria Irma Hadler. Diário de Narciso: Discurso e afasia. 2. ed. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

CRUZ, Fernanda Miranda da. Elementos para uma análise multimodal da interação: um exemplo de correlação linguístico-gestual no autismo. GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto et al. Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais. São Paulo, Editora Paulistana, p. 158- 179, 2017.

CRUZ, Fernanda Miranda; COTS, Caroline Paola e LUIZ, Reuel. A Linguagem em Micro Acontecimentos: corpo, gestos e fala explorados em uma análise multimodal de interações envolvendo uma criança autista. Revista Intercâmbio, São Paulo: LAEL/PUCSP v. XXXIV, p. 34-57, 2017.

COUPLAND, Justine e GWYN, Richard (eds.). Discourse, the Body and Identity. Basingstoke e New York, Palgrave Macmillan, 2003.

ERICKSON, Frederick. The neglected listener: issues of theory and practice in transcription from video in interaction analysis. STREECK, Jürgen (ed.). New Adventures in language and interaction. Amsterdam, John Benjamins, p. 243-256, 2010.

GIBBS, Raymond W. Embodiment and cognitive science. Cambridge, University Press, 2006

GOLDIN-MEADOW Susan. Hearing Gesture: How Our Hands Help Us Think. Cambridge, M: Harvard Univ. Press, 2003.

GOODWIN, Charles. Gestures as a resource for the organization of mutual orientation. Semiotica, Amsterdam, 62(1/2), p. 29-49, 1986.

________.The semiotic body in its environment. In: COUPLAND, Justine e GWYN, Richard (eds.). Discourse, the Body and Identity. Basingstoke e New York, Palgrave Macmillan, p. 19-42, 2003.

________. Things and Their Embodied Environments. In: MALAFOURIS, Lambros e RENFREW, Colin (eds.). The cognitive life of things: Recasting boundaries of the mind. Cambridge, McDonald Institute for Archaeological Research, p. 103–120, 2010.

HART, Christopher. Discourse, Grammar and Ideology: Functional and Cognitive. Perspectives. London, Bloomsbury Academic, 2014.

HEATH, Christian. Body movement and speech in medical interaction. Cambridge, Cambridge University Press, 1986.

SCHEPER-HUGUES, Nancy e LOCK, Margaret M. The Mindful Body: A Prolegomenon to Future Work in Medical Anthropology. Medical Anthropology Quarterly, 1(1), p. 6-41, 1987.

KENDON, Adam. Gesture: visible action as utterance. Cambridge, Cambridge University Press, 2004.

KNOBLAUCH, Hubert; SCHNETTLER, Bernt; RAAB, Juergen e SOEFFNER, HansGeorg. (orgs.). Video analysis: methodology and methods: qualitative audiovisual data analysis in sociology. Berlim, Peter Lang, 2006.

KORKIAKANGAS, Terhi. e RAE, John. The interactional use of eye-gaze in children with autism spectrum disorders. Interaction Studies, 15(2), p. 233-259, 2014.

LAI, Meng-Chuan. LOMBARDO, Michael V. e BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, v. 383, p. 896-910, 2014.

LAURIER, Eric e PHILO, Chris. Natural problems of naturalistic video data. Video-analysis methodology and methods, qualitative audiovisual data analysis in sociology. p. 183-192, 2006

LEVINSON, Stephen C. e ENFIELD, Nick. Introduction: human sociality as a new interdisciplinary field. In: ______ (eds.). Roots of human sociality: Culture, cognition, and human interaction. Oxford, Berg Press, p. 1-35, 2006.

MCCLEARY. Leland e VIOTTI, Evani. Fundamentos para uma semiótica de corpos em ação. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Novos Caminhos da Linguística. São Paulo, Editora Contexto, p. 171-193, 2016.

McNEILL, David. Language and gesture. Cambridge, Cambridge University Press, 2000.

MONDADA, Lorenza. Documenter l’articulation des ressources multimodales dans le temps: la transcription d’enregistrements vidéos d’interactions. In: BILGE, Mireille (org.) Données orales: les enjeux de la transcription. Perpignan, Presses Universitaires de Perpignan, n. 37, p. 127-156, 2008.

______. Organisation multimodale de la parole-en-interaction: pratiques incarnées d’introduction des referents. Langue française, 175(3): p. 129-147, 2012.

________. Pointing, talk, and the bodies: reference and joint attention as embodied interactional achievements. In: SEYFEDDINIPUR, Mandana e GULLBERG, Maeianne (orgs.) From gesture in conversation to visible action as utterance: Essays in honor of Adam Kendon. London, John Benjamins Publishing Company, p. 95-124, 2014.

______. Challenges of multimodality: Language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, 20(3), p. 336-366, 2016.

MORATO, Edwiges Maria. A controvérsia inatismo x interacionismo no campo da linguística: a que será que se destina? Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. out. 2013. Disponível:
http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=92&id=1138. Acesso: 15/08/2018.

MURPHY, Keith M. Building meaning in interaction: Rethinking gesture classifications. California, Crossroads of Language, Interaction, and Culture, 5, p. 29-47, 2003.

NEVILLE, Maurice. The embodied turn in research on language and social interaction. Research on Language and Social Interaction, v. 48 (2), p. 121-151, 2015.

NOVAES-PINTO, Rosana do Carmo. Quando se descarta o sujeito em favor de um modelo teórico: a ética nas pesquisas. In: III Círculo: rodas de conversas bakhtiniana: Caderno de textos e anotações: Bakhtin e a atividade estética. Novos caminhos para a ética. São Carlos Pedro & João Editores, v. único, p. 289-291, 2010.

OCHS, Elionor. & SOLOMON, Olga. Autistic Sociality. ETHOS, 38(1): p. 69-92, 2010.

OCHS, Elionor; KREMER-SADLIK; Tamar. SOLOMON, Olga. e SIROTA, Karen Gainer. Inclusion as Social Practice: Views of Children with Autism. In: DENHAM, Sussanne; ROSS, Hildy. & SCHAFFER, H. Rudolph. Social Development. Glasgow, Blackwell Publishers, p. 399-419, 2001.

RELIEU, Marc. Parler en marchant. Pour une écologie dynamique des échanges de paroles. Langage & société, 89(1), p. 37-67, 1999.

SANINI, Cláudia; SIFUENTES, Maúcha e BOSA, Cleonice. Competência Social e Autismo: O Papel do Contexto da Brincadeira com Pares. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, 29(1) jan/mar, p. 99-105, 2013.

STIVERS, Tania e SIDNELL, Jack. Introduction: multimodal interaction. Semiotica, Berlin/ New York, n. 156 (1/4), p. 1-20, 2005.

STREECK, Jürgen. Ecologies of gesture: Action and interaction. In: ______ (Org). New Adventures in Language and Interaction. Amsterdam, John Benjamins, p. 221–240, 2010.

STREECK, Jürgen, GOODWIN, Charles; LeBARON, Curtis. (eds). Embodied Interaction: language and body in the material world. New York, Cambridge University Press, 2011.

TAMANAHA, Ana Carina; CHIARI, Brasilia Maria e PERISSINOTO, Jacy. A eficácia da intervenção terapêutica fonaudiologica nos distúrbios do Espectro do Autismo. Rev. CEFAC. 17(2): mar-abr, p. 552-558, 2015.

TAMANAHA, Ana Carina; CHIARI, Brasilia Maria & PERISSINOTO, Jacy. e PEDROMÔNICO, Marcia Regina. A atividade lúdica no autismo infantil. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 18(3): p. 307-312, 2006.

TAMANAHA, Ana Carina e PERISSINOTO, Jacy. Avaliação de linguagem nos transtornos do espectro do autismo. In: CAETANO, Sheila Cavalcante et al. (orgs.). Autismo, Linguagem e Cognição. Jundiaí, Paco Editorial, p. 25-28, 2015.
Publicado
2020-11-04