Collins Cobuild Intermediate Learner’s Dictionary
aliando o rigor da descrição linguística às funções de compreensão e produção
Resumo
Esta resenha apresenta a quarta edição do dicionário Collins Cobuild Intermediate Learner’s Dictionary (HANDS; MACAULAY, 2018). Primeiramente, comentam-se os princípios que fundamentaram a compilação da obra. Em seguida, estabelece-se um paralelo entre os segmentos informativos dos verbetes e as funções de compreensão e produção. Finalmente, chama-se a atenção para informações nas páginas finais da obra que são potencialmente úteis para auxiliar em tarefas de produção. Conclui-se que o dicionário descreve a língua inglesa de maneira magistral. Contudo, o aprendiz precisa ter um conhecimento considerável da gramática do inglês para consultá-la. Entre os aprendizes brasileiros, talvez o estudante de graduação em Letras-inglês e os professores de inglês sejam os que melhor podem tirar proveito da obra.
Downloads
Referências
CEFR. COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. Disponível em: https://rm.coe.int/1680459f97. Acesso em: 17 ago. 2020.
MEL’CUK, Igor; MILICÉVIC, Jasmina. La langue naturelle. In: MEL’CUK, Igor; MILICÉVIC, Jasmina. Introduction à la linguistique. Vol. 1. Paris: Hermann Éditeurs, 2014. Chapitre 1, p. 29-61.
Plain English Campaign. About us. Disponível em: http://www.plainenglish.co.uk/about-us.html. Acesso em: 17 ago. 2020.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.