Collins Cobuild Intermediate Learner’s Dictionary

aliando o rigor da descrição linguística às funções de compreensão e produção

Palavras-chave: Dicionário de aprendizes, Língua inglesa, Aprendizagem de língua estrangeira

Resumo

Esta resenha apresenta a quarta edição do dicionário Collins Cobuild Intermediate Learner’s Dictionary (HANDS; MACAULAY, 2018). Primeiramente, comentam-se os princípios que fundamentaram a compilação da obra. Em seguida, estabelece-se um paralelo entre os segmentos informativos dos verbetes e as funções de compreensão e produção. Finalmente, chama-se a atenção para informações nas páginas finais da obra que são potencialmente úteis para auxiliar em tarefas de produção. Conclui-se que o dicionário descreve a língua inglesa de maneira magistral. Contudo, o aprendiz precisa ter um conhecimento considerável da gramática do inglês para consultá-la. Entre os aprendizes brasileiros, talvez o estudante de graduação em Letras-inglês e os professores de inglês sejam os que melhor podem tirar proveito da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Campos de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Doutorado em Estudos da Linguagem (Lexicografia), Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de doutorado CAPES, código de financiamento 001. Mestra em Estudos da Linguagem (Lexicografia) pela mesma universidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Metalexicografia e Lexicografia.

Referências

CCID4. HANDS, Penny; MACAULAY, Alison (eds.). Collins Cobuild Intermediate Learner’s Dictionary. 4. ed. Glasgow: HarperCollins, 2018. 920 p.

CEFR. COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: learning, teaching, assessment. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. Disponível em: https://rm.coe.int/1680459f97. Acesso em: 17 ago. 2020.

MEL’CUK, Igor; MILICÉVIC, Jasmina. La langue naturelle. In: MEL’CUK, Igor; MILICÉVIC, Jasmina. Introduction à la linguistique. Vol. 1. Paris: Hermann Éditeurs, 2014. Chapitre 1, p. 29-61.

Plain English Campaign. About us. Disponível em: http://www.plainenglish.co.uk/about-us.html. Acesso em: 17 ago. 2020.
Publicado
2020-12-27
Seção
Resenhas